Coimbra  19 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Sabores da caça invadem Penela na Semana Gastronómica

23 de Maio 2023 Jornal Campeão: Sabores da caça invadem Penela na Semana Gastronómica

Penela está a promover a 1.ª Semana Gastronómica da Caça, que decorrerá até 28 de Maio. Durante este período, os visitantes terão a oportunidade de degustar os melhores pratos de caça em cinco restaurantes do concelho, que aceitaram o desafio lançado pela Câmara Municipal para criar um menu temático. Esta iniciativa, que antecede a realização da Feira Medieval de Penela no próximo fim-de-semana, tem como objectivo realçar a gastronomia local e valorizar os produtos endógenos, como salientou o presidente da autarquia penelense, Eduardo Nogueira dos Santos.

Até domingo, os interessados poderão visitar o concelho de Penela e desfrutar das diferentes ementas com temática de caça nos seguintes restaurantes: “D. Sesnando” (Penela, junto à Praça da República), “Fora da Lei” (Penela, na rua de Coimbra), “Pastor” (Pastor, no IC3), “ViRiDi” (Penela, no Parque das Águas Romanas) e “Xisto” (Praia Fluvial da Louçainha, na Serra do Espinhal).

A autarquia tem como objectivo promover e enaltecer a gastronomia local, valorizando a diversidade e versatilidade dos produtos endógenos de Penela, incentivando a visita ao concelho. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nogueira dos Santos, destaca este evento como “um momento enriquecedor para a gastronomia local” e por isso a autarquia desafiou os estabelecimentos de restauração do concelho a aderir à iniciativa. Foi dada total liberdade aos restaurantes para criarem as suas ementas dentro da temática, permitindo a criatividade dos chefs e proporcionando ao público a experiência dos produtos associados às actividades cinegéticas, cada um com o seu conceito próprio, criando também um roteiro diferenciado.

Este evento antecede a XXVII edição da Feira Medieval de Penela, a segunda feira deste género mais antiga do país. A Feira Medieval resulta de uma colaboração entre o Município de Penela, o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro e a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas, e terá lugar nos dias 27 e 28 de Maio. É um evento que promove a cooperação e a ligação entre a escola e a comunidade, representando uma afirmação concreta da identidade local, aliada à origem medieval de Penela, tornando-se numa referência a nível regional.