Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Saber o local e a mesa de voto está à distância de um clique

6 de Outubro 2019

Neste dia de eleições legislativas, e para que não haja desculpas para não se ir votar, mesmo que não se saiba onde o fazer, há ferramentas que ajudam.

Seja pelo telefone, smartphone, tablet ou computador, para cada cidadão saber onde deve votar (local e mesa) basta utilizar uma das seis possibilidades disponibilizadas pelo Ministério da Administração Interna, cinco delas à distância de um clique mesmo durante o dia de hoje:

  • Consulte o portal do recenseamento em www.recenseamento.mai.gov.pt
  • Instale a ‘app’ Mai Mobile no seu smartphone ou tablet
  • Envie um SMS para o número 3838, com o texto: “RE (espaço) Número de Cartão Cidadão / Bilhete de Identidade) (espaço) Data de Nascimento (no formato AAAAMMDD)
    • Ex: RE 12345678 19750910
  • Ligue para a linha de apoio ao eleitor – 808 206 206 (custo de uma chamada local)

Outra das possibilidades, em funcionamento desde 22 de Setembro, é a deslocação até à Junta de Freguesia, muitas delas em funcionamento neste dia (no próprio local de voto).

Para facilitar a ida às urnas, a empresa de trotinetes partilhadas CIRC associa-se a este dia e oferece transporte gratuito.

A CIRC, que já disponibiliza trotinetes partilhadas em mais de 10 cidades portuguesas, vai oferecer viagens a quem quiser ir votar. Para tal, basta inserir o código ‘VOTAR1’ na ‘app’ CIRC, podendo assim usufruir do desbloqueio gratuito das trotinetes até às mesas de voto.

No caso da zona Centro, as trotinetes CIRC estão disponíveis em Coimbra e na Figueira da Foz.

“Estamos em várias cidades do País e queremos promover o voto facilitando a deslocação até às mesas de voto e assim contribuir para diminuir a abstenção”, disse Ana Morais, responsável de Marketing da CIRC em Portugal.

Para experimentar as CIRC, basta descarregar a aplicação disponível na ‘App Store’ e no ‘Google Play’.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com