Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

S. Mateus perpetua a tradição sendo o ponto de reencontro dos sourenses

12 de Setembro 2019

Teresa Pedrosa; Patrícia Pereira; Gil Soares; o presidente da Câmara Mário Jorge Nunes; Manuela Santos e Santos Mota 

 

Carminho, Waze, Nuno Barroso e AlémMar, David Carreira, Herman José & Octeto, Quina Barreiros e RockLuso são os convidados especiais da edição deste ano do S. Mateus – FATACIS, em Soure, que vai decorrer entre 19 e 24 de Setembro.

A vila volta a ser o epicentro dos reencontros entre os sourenses, os que vivem no concelho, os de fora e os emigrantes, sendo este um momento de união e convívio entre todos.

Como é tradição, Soure recebe milhares de visitantes por estes dias, e outros tantos expositores (no ano passado a autarquia contabilizou participantes de 32 nacionalidades distintas), que ali promovem os seus produtos, desde os mais tradicionais, aos têxteis, produtos endógenos, aos artigos mais modernos. Tudo pode ser encontrado nas diversas feiras que preencherão a vila de Soure, as margens dos seus rios (Anços e Arunca) e o incontornável Parque dos Bacelos.

Estão, por isso, de regresso as seculares Feira da Madeira, Feira das Nozes, Feira das Cebolas, Feira Generalista, e as mais recentes Feira das Freguesias, o espaço gastronómico explorado pelas associações, colectividades e freguesias do concelho, bem como a FATACIS, mais dedicada à vertente empresarial.

Para além disso, não se poderá descurar outros pontos altos da programação vasta e diversificada deste certame tão característico, como as noites com grandes espectáculos, quer de artistas de renome nacional como de grupos e associações do concelho. Destaque, ainda, para o tradicional “Dia da Família Sourense”, a 24 de Setembro; para o Dia do Município, com a sessão solene nos Paços do Concelho (que contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa Luís Góis Pinheiro), no dia 21. Outra das novidades deste ano é a realização do programa da TVI “Juntos em Festa”, a partir da praça da República, pelas 14h00 e em directo.

“Este é o momento de encontro dos sourenses, porque o concelho é muito rico mas também disperso. É para nós [comissão executiva e autarquia] um factor de orgulho abrir o concelho aos visitantes para que vejam o que de melhor se faz e se produz, para além da nossa riqueza associativa”, afirmou Gil Soares, vereador da Câmara de Soure.

O presidente do Município, Mário Jorge Nunes, confessou que “por razões administrativas”, a produção de toda a festa de S. Mateus foi imputada à autarquia (e aos seus funcionários) e não a uma empresa especializada como até aqui tinha vindo a ser feito.

Além de mais trabalho, o entusiasmo também foi outro, permitindo pensar tudo ao pormenor e, para Mário Jorge Nunes “o que conta é o resultado entre a qualidade e o custo, sendo que a qualidade estará sempre assegurada”.

A nível de investimento, a autarquia dispensou cerca de 200 000 euros para o S. Mateus (aos quais acrescem 60 000 euros afectos ao Festival Pangeia), num total de perto de 260 000 euros nestas duas semanas de grande agitação em Soure.

A abertura oficial da feira de S. Mateus – FATACIS será na próxima quinta-feira (19), durante a tarde, e com a presença do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com