Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

S. Mateus avança cumprindo tradição sem descurar a segurança

17 de Setembro 2020

Começa hoje (17) mais uma edição das Festas de São Mateus, em Soure. Um certame histórico que, apesar do ano atípico que se vive, decidiu cumprir a tradição, apesar das adaptações necessárias para a sua realização.

Assim, a feira generalista, as feiras da madeira, das nozes e das cebolas, tal como a mostra de actividades Fatacis avançam, deixando de fora a feira das freguesias e os “famosos” espectáculos musicais que costumam levar até Soure conhecidos artistas e milhares de visitantes.

O certame, organizado pela Câmara Municipal em conjunto com a Associação Empresarial de Soure, foi readaptado à nova realidade e, este ano, todos os comerciantes vão estar em recinto fechado, contrariamente ao que acontecia em edições anteriores onde se encontravam um pouco por toda a vila.

 

Feiras em recinto fechado

 

No recinto da Fatacis podem entrar 4 000 pessoas em simultâneo, uma média de uma pessoa por cada 20 metros quadrados, área que está bastante acima do recomendado, conforme referiu Mário Jorge Nunes, presidente do Município.

Os festejos decorrem até dia 21 de Setembro, das 10h00 às 23h00, centrados no Parque dos Bacelos e Espaço 1111, área que será delimitada de forma a poder haver controlo de entradas.

Os espaços de restauração existem no recinto, mas são apenas dois, onde as regras a cumprir são iguais àquelas que se aplicam a cafés ou restaurantes instalados em todo o concelho de Soure.

A Fatacis – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, que tem como principal objectivo promover os mais variados ramos da actividade económica que o concelho tem para oferecer, tem um limite máximo de 80 expositores, menos de metade dos habituais 200. Decorre totalmente ao ar livre, no Espaço 1111, ganhando terreno ao ocupar a área onde, em outras edições, se encontravam os carrosséis, este ano ausentes.

A feira da madeira encontra-se no local onde tradicionalmente acontece, ao contrário da feira das cebolas que passou para a rua da Vitória e Largo D. Manuel I, num espaço junto à feira das nozes, e terá circuito pedonal único.

Quanto à feira generalista pode ser visitada no Parque dos Bacelos.

Para segurança de todos, a Câmara de Soure, alerta que o uso de máscara é obrigatório no recinto, existindo, ainda, centenas de dispensadores de álcool gel para que os visitantes efectuem a desinfecção regular das mãos.

 

Espectáculos simbólicos

 

Apesar de este ano não decorrerem os típicos concertos, a Câmara Municipal quis garantir alguma animação musical.

Neste sentido, a Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, vai acolher simbólicos espectáculos de animação do S. Mateus, também eles em recinto fechado, com lotação de 150 pessoas.

Estes momentos vão ser transmitidos online, em directo, nas plataformas digitais do Município.

O acesso aos espectáculos é gratuito, mas é obrigatório o levantamento de bilhete, num dos estabelecimentos comerciais parceiros, na Biblioteca Municipal ou no Espaço Cidadão.

Nos espectáculos programados vão subir a palco artistas locais. Já hoje, quinta-feira (17), será o Grupo de Guitarras António Catarino, pelas 21h30; amanhã (18), às 20h00 actuará Bernardo Tralhão e Daniel Batalha e, às 21h30, será a vez da banda Rockluso; sábado (19), às 18h00 haverá arruada com a Banda de Soure, às 20h00 o projecto 1.ª Orquestra do Município de Soure, às 21h30, a banda GMB e, às 22h30, João Paulo – Acústico ; domingo (20), a Escola de Música Academia Mikael, às 20h00, e João Conde, às 21h30; e no último dia, segunda-feira (21), será a vez da Orquestra Ligeira 15 de Agosto Alfarelense.

 

Feriado municipal com homenagens a profissionais de saúde

 

O dia 21 de Setembro é uma importante data para Soure, uma vez que se comemora o Feriado Municipal.

A actual situação vivida no país obrigou à reorganização das comemorações mas, ainda assim, não impediu que a Câmara Municipal preparasse uma sessão solene, de forma a assinalar a efeméride.

Neste sentido, segunda-feira (21), terá lugar uma sessão que conta com a intervenção dos representantes autárquicos e onde vão ser agraciadas personalidades do concelho.

As distinções vão ser entregues, este ano, a profissionais de saúde, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Honorífico de Prata a ser entregue a José Aníbal Barreiros, delegado de Saúde de Soure. Já a Medalha de Mérito Municipal Grau Cobre será entregue à enfermeira Cátia Gonçalves, que lidera o grupo de voluntários profissionais de saúde da covid-19 de Soure, numa homenagem a todos os membros do grupo.

O dia seguinte ao Feriado Municipal, 22 de Setembro, apesar de já não existir Feira, ficará marcado pela realização de uma missa campal, de forma a manter a tradição da romaria de S. Mateus, assim como o habitual piquenique que decorrerá no Olival de São Mateus, junto à Capela do orago.