Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

S. Clara e C. Viegas: Presidente vaticina “queda” da Junta

27 de Abril 2018

José Simão (PSD) vaticinou, hoje, a «queda» da Junta da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, mas descartou a realização de eleições intercalares.

Surpreendido pelo PS com o «chumbo» das contas do exercício financeiro de 2017 do órgão executivo da UF, o autarca declarou ao “Campeão” que espera ver aprovada pela Assembleia uma provável proposta de recomposição da Junta.

Na sequência do acto eleitoral de 01 de Outubro de 2017, cujo desfecho atribuiu maioria relativa à coligação “Mais Coimbra”, os socialistas tornaram-se parceiros do PSD na gestão da Junta, mas, recentemente, a Secção do PS/Santa Clara considerou que a aliança pós-eleitoral corre o risco de implodir.

Segundo José Simão, só Ramiro Simões (PS) não está ainda a par da provável «queda» do órgão executivo; Filipa Nobre (também eleita pelo PS), Bertília Simão e Lídia Joana Falcão (ex-CDU) convergem com o presidente em relação ao vaticínio.

Com cinco dos 13 assentos da Assembleia de Freguesia, a coligação “Mais Coimbra” (PSD – CDS/PP – PPM – MPT) carece de outros dois mandatos para garantir a recomposição do órgão executivo. O PS possui quatro mandatos, o movimento “Somos Coimbra” dois, a CDU um e o movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) um.

Embora reconheça que a aliança pós-eleitoral estabelecida por “Mais Coimbra” e pelo PS foi “uma criação” dos líderes concelhios social-democrata, Nuno Freitas, e socialista, Carlos Cidade, Simão não esperava o que rotula de traição em matéria de reprovação das contas da Junta.

“Tratou-se de uma vingança do PS, cujo autarca José Carlos Clemente preside à Assembleia da UF, pelas derrotas sofridas, tendo presente que o documento de prestação de contas está em conformidade com o plano de actividades”, alega o líder da Junta.

José Simão lamenta, por outro lado, não ter recebido, este ano, “um cêntimo” da Câmara Municipal de Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com