Coimbra  26 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ruínas romanas do Rabaçal, em Penela, propostas para monumento nacional

16 de Dezembro 2019

As ruínas da Villa Romana do Rabaçal, em Penela, foram propostas pela Direcção-Geral do Património Cultural a sítio de interesse nacional, de acordo com o anúncio publicado, hoje, em Diário da República.

“Com fundamento em parecer da Secção do Património Arquitectónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura de 17 de Julho de 2019, que mereceu a minha concordância, é intenção da Direcção-Geral do Património Cultural propor a sua excelência a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a reclassificação como sítio de interesse nacional/monumento nacional (MN) da Villa Romana do Rabaçal”, lê-se no anúncio assinado pela directora-geral, Paula Araújo da Silva.

Os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, planta com a delimitação do sítio classificado e da zona especial de protecção em vigor) estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção-Geral do Património Cultural e Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

A consulta pública terá a duração de 30 dias úteis e as observações dos interessados deverão ser apresentadas junto da DRCC, que se pronunciará num prazo de 15 dias úteis.

A proposta de reclassificação partiu da própria DRCC, em Março.

A Villa Romana do Rabaçal está situada a 12 quilómetros a Sul de Conímbriga (Condeixa-a-Nova), parte integrante do território da antiga Civitas, junto da via romana que ligava Olisipo a Baraca Augusta, no concelho de Penela.

De acordo com aquele Município, a sua construção terá ocorrido em meados do século IV, “como confirmam os achados, em especial a abundante numismática recolhida, e terá sido habitada até ao século V”.

A investigação no terreno teve início em 1979 aquando da recolha de dados para a Carta Arqueológica do período romano na área de Conímbriga.

Em 1984 iniciaram-se os trabalhos arqueológicos que prosseguiram sistematicamente até à actualidade.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com