Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rugby do Centro promove formação com árbitro internacional

20 de Maio 2020 Jornal Campeão: Rugby do Centro promove formação com árbitro internacional

O árbitro internacional de râguebi João Costa associou-se ao Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC) para dar uma formação sobre arbitragem aos adeptos da modalidade.

A iniciativa foi divulgada nas redes sociais do CRRC, apelando à participação dos atletas, técnicos e adeptos da modalidade.

Durante os próximos dias todos podem colocar as suas questões sobre a arbitragem neste desporto, para que depois as mesmas sejam esclarecidas pelo próprio João Costa num vídeo que será publicado na página do Facebook do Comité do Centro.

“O râguebi apresenta um conjunto de leis que têm sido adaptadas para promover a segurança dos jogadores e a continuidade do jogo, pelo que é importante o conhecimento das leis do jogo por parte de todos os intervenientes”, esclarece João Costa que exerce a função de árbitro desde 2013, tendo sido jogador da modalidade ao longo de 22 anos.

João Costa, actualmente, é fisioterapeuta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e responsável pela única equipa nacional de râguebi na vertente de “mixed ability” (em que pessoas com diferentes tipos de deficiência partilham o campo com pessoas sem deficiência) que teve origem no projecto “Line Break – Inclusive Rugby Project”, em parceria com o Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC).