Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rua da Sofia vai estar cortada ao trânsito no sábado

28 de Junho 2024 Jornal Campeão: Rua da Sofia vai estar cortada ao trânsito no sábado

Amanhã, dia 29 de Junho, a Rua da Sofia será palco de dois eventos: a 3.ª edição do “Encontro com a Sofia” e o concerto comemorativo da inauguração do Palácio da Justiça. Estes eventos vão requerer o encerramento da Rua da Sofia ao trânsito e alterações no sentido de trânsito na Rua Dr. Manuel Rodrigues e num trecho da Rua João Machado.

No sábado, a Rua da Sofia estará fechada ao trânsito automóvel em dois trechos:

Da Praça 8 de Maio até ao entroncamento da Rua João de Ruão, das 10h00 às 18h00.

Do entroncamento da Rua Dr. Manuel Rodrigues até ao entroncamento com a Rua João Machado, das 10h00 às 24h00.

O sentido de trânsito na Rua Dr. Manuel Rodrigues será invertido, assim como no trecho da Rua João Machado entre a Rua Rosa Falcão e o início da Rua Figueira da Foz.

Alternativas para a Circulação:

Durante o evento, a circulação de transportes públicos e demais trânsito poderá ser feita pelas seguintes alternativas:

Seguir pela Rua João de Ruão, cortando à esquerda para a Rua da Sofia e novamente à esquerda para a Rua Dr. Manuel Rodrigues, em direcção ao Largo do Arnado (Cindazunda).

Outra alternativa é seguir pela Rua João de Ruão, cortando à esquerda para a Rua da Sofia e novamente à esquerda para a Rua Dr. Manuel Rodrigues e, depois, à direita para a Rua Rosa Falcão. Na Rua João Machado, deve seguir-se em direcção à Rua Figueira da Foz ou ao Largo do Arnado (Cindazunda).

Impacto nos serviços de transporte:

Devido ao corte de trânsito, haverá alterações nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). As linhas que habitualmente circulam pela Rua da Sofia utilizarão, como alternativa, a Av. Fernão de Magalhães e as ruas de Aveiro e de Saragoça em ambos os sentidos. As linhas afectadas incluem as 2T, 4, 5F, 5T, 6, 6F, 7, 10, 11, 16G, 19T, 24, 25, 27, 28F, 29, 30F, 50, 50T, 103. As paragens da Rua João Machado estarão fora de serviço entre as 10h00 e as 24h00, sendo aconselhada a utilização das paragens provisórias na Rua Dr. Manuel Rodrigues.

Programa “Encontro com a Sofia”:

A programação será diversificada, incluindo música, dança, jogos de tabuleiro, exposições e intervenções artísticas nas montras. As actividades começam às 10h00 e prolongam-se até às 18h00. Entre os destaques estão:

“Treino funcional anos 80 – 2Scorpions Studio” (10h30)

“Onde estavas nos anos 80? Aqui!” – Tertúlia no Café Sofia e Patins em Linha – Rocket Roller Derby Coimbra (11h00)

“Deliciosas Diferenças varrem o preconceito da Rua com música dos anos 80 – Grupo ELUS” (11h30)

“A Gelataria Così traz a Tupik de volta à Sofia” (12h00 – 17h00)

“Dança – The Season Flowers – Associação Cultural e Recreativa de Coimbra e Escola de Dança Arte Corpo – EDAC” (14h00 – 15h00)

Concertos com Peter Suede (15h00) e Raquel Ralha & Pedro Renato (16h00)

Entre as 10h00 e as 18h00, haverá descontos e promoções, DJs Set, “Brincar no 25 de Abril” pelo Centro Social e Cultural 25 de Abril, artes marciais na Livraria Casa do Castelo, música ao vivo na Cavalinho Coimbra, jogos com o Museu Z X Spectrum no Centro Comercial Sofia. Estão ainda previstas várias iniciativas como “Cabine da Palavra – Memórias dos anos 80 na Rua da Sofia” por Nelson Ricardo Martins, “Cicloficina da Coimbr’a Pedal” no Café Sofia, uma instalação “Escritório vintage da Previdência Portuguesa” na Pastelaria Penta, uma exposição de clássicos dos anos 80 dos Encontros dos Clássicos de Coimbra, uma feira do disco & mercado vintage Lucky Lux Record Store pela Associação Herança do Passado e várias instalações nas montras.