Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rotary Club de Coimbra promove palestra online sobre a mulher na sociedade

25 de Março 2021 Jornal Campeão: Rotary Club de Coimbra promove palestra online sobre a mulher na sociedade

O Rotary Club de Coimbra vai promover, hoje (25), pelas 21h30, uma palestra online, através do Google Meet, com o tema “Desafios e Conquistas da Mulher na sociedade contemporânea”.

A palestrante convidada será Maria Odete Isabel, antiga directora dos serviços farmacêuticos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) que se aposentou em 2010.

“Com uma intensa actividade cultural, humanitária e cívica” foi a primeira, e única, mulher presidente da Câmara Municipal da Mealhada, de 1976 a 1979.

Para além disto, foi responsável pela introdução da disciplina Farmácia Hospitalar I e II no curriculum académico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares e foi, em 2010, galardoada pela antiga ministra da Saúde Ana Jorge, com a medalha dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde.

 

Maria Odete dos Santos da Isabel é natural de covões, freguesia de Cantanhede.

1964 – Terminou a licenciatura em Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (31/07/1964).

1972 – Especialista em Indústria Farmacêutica.

1994 – Especialista em Farmácia Hospitalar.

1965 – Iniciou funções como Farmacêutica Hospitalar nos Serviços Farmacêuticos dos Hospitais Civis de Lisboa (HCL) onde trabalhou cerca de cinco anos na área da Farmacotecnia e Farmácia Clínica.

1970 – Assumiu a responsabilidade de fomentar, apoiar e coordenar a actividade farmacêutica nos Hospitais da Zona Hospitalar do Norte.

1974 – Planeou e organizou os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar de Coimbra (Hospital Geral da Colónia Portuguesa do Brasil, Maternidade Bissaya Barreto e Hospital Pediátrico), que dirigiu até 1994.

1994 – Assumiu a reorganização dos Serviços Farmacêuticos dos HUC, na qualidade de directora dos mesmos.

2010 – Galardoada com a Medalha dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Grau Ouro pela ministra da Saúde Ana Jorge.

2010 – Passou à situação de aposentada (25 de Abril).