Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Rota da Chanfana BTT” promete emoção e solidariedade em Vila Nova de Poiares

27 de Agosto 2023 Jornal Campeão: “Rota da Chanfana BTT” promete emoção e solidariedade em Vila Nova de Poiares

Decorreu ontem (26), em plena Serra do Bidoeiro, a apresentação do “Rota da Chanfana BTT”, um evento que promete combinar aventura, solidariedade e a celebração da natureza na região.

O evento contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Poiares, Lara Henriques de Oliveira, o presidente da Junta de Freguesia de Poiares-Santo André, Nuno Neves, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, Luís Sousa e um representante da equipa da organização do evento, Gonçalo Lima.

Nuno Neves deu início à apresentação destacando as parcerias fundamentais que tornaram possível a realização deste evento, destacando as demais Freguesias do Concelho, Arrifana, Lavegadas e São Miguel de Poiares e a Câmara Municipal, bem como os voluntários da organização. Foram detalhados os três percursos disponíveis – 15km, 30km e o desafio NGPS de 55km – todos concebidos para oferecer experiências únicas aos participantes, independentemente do seu nível de experiência em BTT, com abastecimentos em locais únicos e inesquecíveis.

Um dos momentos mais marcantes da conferência foi o lançamento do apelo: “não se inscrevam neste passeio”… se não procuram natureza exuberante, adrenalina sobre rodas e a oportunidade de degustar a deliciosa Chanfana no final da jornada. O evento tem uma vertente solidária, uma vez que o valor das inscrições reverte a favor da Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.

Luís Sousa, comandante dos Bombeiros de Poiares, agradeceu o compromisso da organização em apoiar a Associação, realçando a importância destas acções para adquirir equipamentos essenciais para a segurança da comunidade, sendo a necessidade premente, neste momento, é um veículo urbano de combate a incêndios.

A vereadora Lara Henriques de Oliveira, por sua vez, ressaltou o valor deste evento no contexto do festival gastronómico Poyares.Com(e), coorganizado pela Junta de Freguesia de Poiares – Santo André e a Câmara Municipal Poiares, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de Setembro no Mercado Municipal. “O evento insere-se na estratégia municipal de promoção do património natural e cultural, bem como da promoção da atividade física, do desporto de natureza e da mobilidade ciclável”, referiu. “O Município dispõe, neste momento, de seis percursos de BTT com cerca de 230 quilómetros, os quais, em conjunto, com as demais estruturas de aventura, como parapente, percursos pedestres ou escalada, se apresentam como óptimas opções de turismo de aventura e natureza”.

Este evento é uma excelente convergência entre gastronomia e turismo de natureza, destacando o seu impacto positivo na região, completou o presidente da Junta de Freguesia de Poiares-Santo André.

O “Rota da Chanfana BTT” está marcado para o dia 10 de Setembro, com início às 9h00 no Mercado Municipal. As inscrições podem ser feitas até 6 de Setembro na plataforma bttmanager.com.