Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rómulo realiza conferência “Alterações climáticas: depois da COP 26”

14 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Rómulo realiza conferência “Alterações climáticas: depois da COP 26”

O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra organiza mais uma sessão do ciclo “Ciência às Seis”, no próximo dia 16, terça-feira, pelas 18h00 com o tema “Alterações climáticas: depois da COP 26”.

A sessão será palestrada pelo físico Carlos Fiolhais que trocará impressões com o público sobre o tema.

Depois de mais uma cimeira sobre o clima, Carlos Fiolhais explica as grandes questões que estão em jogo a respeito do futuro do planeta Terra, comentando os resultados da cimeira.

Carlos Fiolhais nascido em Lisboa em 1956, é professor de Física da Universidade de Coimbra, com especialização em Física da Matéria Condensada e interesse em História das Ciência em Portugal, é autor de 60 livros, 160 artigos científicos (um deles com mais de 20.000 citações) e de mais de 500 artigos de divulgação. Entre os seus livros estão “Biblioteca Joanina” (Imprensa Universidade de Coimbra, com Paulo Mendes); “História da Ciência em Portugal” (Arranha Céus) e “Jesuítas, Construtores da Globalização” (CTT, com José Eduardo Franco). Foi director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico, e da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde concretizou vários projectos relativos ao livro e à cultura. Fundou o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Foi o responsável pela área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi o Coordenador Nacional de 2015 – Ano Internacional da Luz em Portugal. Recebeu vários prémios e distinções nacionais e internacionais. Tem defendido a ciência e a cultura científica no espaço público em Portugal.