Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rómulo acolhe palestra “Sociologia das outras cidades”

4 de Janeiro 2021

Realiza-se, na terça-feira (05), pelas 18h00, uma palestra intitulada “Sociologia das Outras Cidades”, inserida no novo ciclo agora em curso “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e a colaboração de António Piedade.

O evento online destina-se a todo o público e conta com Carlos Fortuna, Professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, como palestrante.

Os interessados podem aceder à sessão via Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83744901810), sendo o ID da reunião o seguinte: 837 4490 1810.

 

Resumo:

As outras cidades são os territórios diferentes que a sociologia e as outras ciências sociais ignoram ou são incapazes de entender. São as cidades de configurações socio-económicas e políticas que não as figurino urbano não-ocidental e que crescem às avessas do que a disciplina tomou como padrão. São também as cidades do sensível, do imaterial e de tudo que a cegueira epistémica da sociologia “não deixa ler”. São ainda os lugares que a pandemia devassou e que tantos ensaiam reabilitar. A sociologia também. O sucesso desses desígnios será tanto maior quanto mais nos facilitar viver urbanidades diferentes, mais consentâneas com as de outras cidades.