Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rómulo acolhe palestra sobre a qualidade do ar interior na pandemia

2 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Rómulo acolhe palestra sobre a qualidade do ar interior na pandemia

O RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra inicia a 6.ª temporada de “CIÊNCIA ÀS SEIS! “com mais uma sessão no próximo dia 7 de Setembro de 2021, terça-feira, pelas 18h00. Será orador Manuel Gameiro da Silva, Professor de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que falará sobre “A qualidade do ar interior na pandemia covid-19”. Será moderador da sessão o físico Carlos Fiolhais.

O evento online destina-se a todo o público com interesse em questões de ciência e tecnologia, em particular as que pretendem perceber melhor o nosso actual quadro pandémico. Haverá oportunidade para colocar questões e comentários no final.

Para aceder à sessão via Zoom bastará entrar no evento criado no website e no Facebook ou entrar na reunião através dos seguintes dados:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81524757925

ID da reunião: 815 2475 7925

 

Resumo:

A pandemia da covid-19 tem suscitado as atenções de investigadores de várias disciplinas, incluindo os de Engenharia Mecânica, que concebem, preparam e certificam os aparelhos de renovação do ar em espaços interiores, assegurando a sua melhor qualidade.

De facto, podendo a infecção espalhar-se por pequenas partículas suspensas no ar, os aerossóis, convém assegurar a melhor qualidade do ar nos espaços domésticos e públicos, como escolas e hospitais. Para isso a ventilação tem de ser adequada, diluindo o mais possível a concentração de vírus.

 

Orador:

Manuel Gameiro da Silva é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (Engenharia Mecânica). Investigador do Programa MIT-Portugal, é Professor Convidado do Curso de Mestrado GBBV – ENTPE, Universidade de Lyon – França, Coordenador da Linha de Investigação em Energia Sustentável da LAETA, Vice-Presidente da Rehva (www.rehva.eu), coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de Investigação são: Qualidade Ambiental Interior, Eficiência Energética, Instrumentação e Medição. É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros. Tem-se dedicado, no quadro da pandemia de covid-19, às questões da qualidade do ar.