Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rómulo acolhe palestra “Para que serve a epidemiologia”

28 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Rómulo acolhe palestra “Para que serve a epidemiologia”

Realiza-se, na terça-feira, dia 02 de Março 2021, pelas 18h00, a palestra intitulada “Para que serve a epidemiologia”, inserida no ciclo agora em curso “Ciência às Seis! (temporada 5)”, com a coordenação de Carlos Fiolhais e a colaboração de António Piedade.

O evento online destina-se a todo o público, havendo oportunidade para questões no final. Será palestrante Salvador Massano Cardoso, Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Os interessados podem aceder à sessão através do Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85046616510 (ID da reunião: 850 4661 6510).

Resumo: Todos, ou quase todos se devem recordar de Star Trek e da introdução, “Espaço a última fronteira”. Por analogia, a medicina foi a última área do conhecimento humano a ser cientificada, séculos depois do início da revolução científica. A passagem para este nível deveu-se à epidemiologia que trouxe para a medicina o método científico. Foi em meados do século dezanove que começou a emergir a medicina moderna. Desde então, o progresso da saúde, nas suas múltiplas áreas, foi verdadeiramente notável, mesmo explosivo…

Biografia: Salvador Massano Cardoso é Professor catedrático aposentado de Epidemiologia e Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e responsável pelos cursos de mestrado em Saúde Pública e em Saúde Ocupacional, além do curso de Medicina do trabalho.