Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rómulo acolhe palestra “O Prémio Nobel da Física de 2020”

11 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Rómulo acolhe palestra “O Prémio Nobel da Física de 2020”

Realiza-se na terça-feira, dia 12 de Janeiro, pelas 18h00, uma palestra intitulada “O Prémio Nobel da Física de 2020”, inserida no ciclo agora em curso “Ciência às Seis! (temporada 5)”, coordenado pelo director do Rómulo com a colaboração de António Piedade.

O evento online destina-se a todo o público. Será palestrante Carlos Fiolhais, Professor de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e divulgador de ciência.

Acesso à sessão no Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81121877678
ID da reunião: 811 2187 7678

Resumo da palestra:
O Prémio Nobel da Física de 2020 foi atribuído a três físicos: metade para o físico teórico britânico Roger Penrose pela sua demonstração rigorosa da possibilidade de buracos negros no quadro da teoria da relatividade geral de Einstein e a outra metade para dois astrofísicos, o alemão Reinhard Genzel e a norte-americana Andrea Ghez (a 4.ª mulher a receber o Nobel da Física!), que observaram as órbitas de estrelas muito próximas do centro da nossa Galáxia, concluindo que este era ocupado por um buraco negro supermaciço, com quatro milhões de massas solares num espaço equivalente ao do sistema solar.
Contar-se-á a história do nosso conhecimento progressivo dos buracos negros, incluindo as contribuições de Stephen Hawking, que nunca ganhou o Nobel. E contar-se-á também como tem sido a carreira científica e não só dos físicos agora premiados. Será acentuado o papel da crítica e da polémica no processo científico.