Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

RobotArgus chega às escolas de Arganil

12 de Março 2024 Jornal Campeão: RobotArgus chega às escolas de Arganil

RobotArgus é o nome do mais recente projecto implementado no Agrupamento de Escolas de Arganil. Este ‘laboratório de aprendizagens’ destina-se a dotar os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho de competências e conhecimento nas áreas da robótica, programação educativa e tecnologias da informação e da comunicação.

Durante a apresentação do projecto, que decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo de Arganil, o presidente da Câmara Municipal de Arganil destacou o carácter democrático e diferenciado do projecto. “Estes conteúdos e equipamentos, acessíveis a todos, permitem uma forma de aprendizagem mais dinâmica, que vai ajudar no crescimento dos nossos alunos”.

“Irá ajudar-vos no vosso crescimento, facilitar o processo de aprendizagem e, no futuro, a decisão das vossas profissões”, referiu Luís Paulo Costa, dirigindo-se aos alunos.

O projecto itinerante vai passar pelos Jardins de Infância e escolas do 1.º Ciclo de Arganil, Côja, Pomares, Pombeiro da Beira, São Martinho da Cortiça e Sarzedo, quinzenalmente.

A implementação do projecto envolveu um investimento de 34 mil euros do Município de Arganil e da CIM-RC, sendo co-financiado pelo Fundo Social Europeu (Centro2020), no âmbito do REALIZA.TE – Projecto de Promoção do Sucesso Escolar.

“Já todos percebemos que são muitas as vantagens em estimular a inovação e a criatividade desde tenra idade e o que este projecto vem permitir é implementar estas ferramentas didácticas e de alguma forma interactivas, com resultados de longo prazo”, sublinhou Luís Paulo Costa.