Coimbra  16 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rio garante não haver compromissos com ninguém para candidaturas às autárquicas

23 de Dezembro 2020

O presidente do PSD, Rui Rio, disse hoje que até ao próximo dia 01 Janeiro o partido não terá compromisso com “rigorosamente ninguém” para encabeçar candidaturas nas autárquicas de 2021.

“Não tenho compromisso com rigorosamente ninguém, até porque eu próprio defini que, até ao dia 01 de Janeiro, é zero [não há candidatos]. Outra coisa é eu tomar café com alguém e perguntar o que é que esse alguém acha para o seu concelho. Isso pode acontecer, mas é uma coisa completamente informal, não tem a ver com uma estratégia completamente montada” – esclareceu, em resposta aos jornalistas, à margem de um encontro com a Federação Nacional de Educação, no Porto.

Rio comentava uma notícia do Observador, divulgada na terça-feira, de que teria falado com o social-democrata Paulo Rangel sobre a hipótese de o eurodeputado avançar com uma candidatura à Câmara do Porto.

Segundo aquela publicação, ainda não há decisões tomadas, mas Rangel “sabe que terá lugar na corrida à Câmara do Porto se assim o quiser”.

Hoje, Rio deixou claro que, tal como foi decidido pela Comissão Política Nacional do PSD, até ao dia 01 de Janeiro “não há candidato a lado nenhum”, nem mesmo “à freguesia mais pequena”.

“Zero, zero. Isto tem de ter organização, tem de ter disciplina e tem de ter método. Até 01 de Janeiro, zero. É zero do Porto, é zero de Lisboa, é zero de Vila Flor, é zero Miranda do Douro, é zero Vinhais, é zero Cuba do Alentejo, é zero tudo” – insistiu.

Explicando que a escolha dos candidatos implica uma “parte burocrática” que envolve Concelhias, Distritais e a Direcção nacional, Rio admitiu que tem na sua cabeça “naturalmente” nomes para as câmaras do Porto, Lisboa ou Coimbra, o que apenas quer dizer que são possíveis candidatos.

“Terei na minha cabeça, mas não é quero A ou quero B ou quero C. Tenho na minha cabeça nomes possíveis para as Câmaras mais relevantes politicamente” – disse.

O líder do maior partido da oposição lembrou, ainda, que em Janeiro há eleições presidenciais, pelo que este, entende, “não o melhor momento para andar a anunciar candidatos”.

“Em Janeiro temos a campanha eleitoral para as eleições presidenciais, não me parece que seja o melhor momento para andar a anunciar candidatos, porque há concelhos onde praticamente só há um candidato. Janeiro ainda não me parece a melhor altura” – concluiu.