Coimbra  16 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rio acusa Costa de “desplante” com promessa de Maternidade para Coimbra

16 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Rio acusa Costa de “desplante” com promessa de Maternidade para Coimbra

O presidente do PSD acusou, esta quinta-feira, o secretário-geral do PS de “desplante” e “descaramento” por ter prometido uma nova Maternidade para Coimbra na campanha das autárquicas, dizendo que é uma reivindicação antiga da cidade nunca cumprida pelo Governo.

Na quarta-feira à noite, num comício de campanha, António Costa afirmou em Coimbra que não levará “mais de três semanas” depois das eleições autárquicas de 26 de Setembro a resolver os problemas que têm impedido a construção da nova Maternidade.

Em declarações aos jornalistas no final de uma acção de rua em Portalegre, Rio disse ter ficado “chocado” com estas palavras, salientando que esta era uma reivindicação antiga da cidade.

“Em 2015 quando António Costa foi primeiro-ministro já existia [a reivindicação], a doutora Marta Temido foi candidata por Coimbra, promete a Maternidade e não realiza maternidade nenhuma, e agora vêm falar em três semanas? Podia parafrasear António Costa e dizer: macacos me mordam se isto é verdade (…) Eu acho que os macacos vão mesmo morder”, criticou o líder do PSD.

Rio lamentou ainda que o Costa tenha dado a entender que “se está a prometer mais para o lado do PS, é apenas porque os autarcas do PS são melhores”.

“Não tenho memória de ter visto numa eleição recente um desplante e um descaramento desta ordem, a prometer, a prometer a prometer”, criticou.

Para o líder do PSD, esta nova promessa do PS para Coimbra pode estar relacionada com o projecto-lei dos sociais-democratas para deslocalizar o Tribunal Constitucional para esta cidade, mas salientou que este já tem um ano.