Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ricardo Ferraz apresenta amanhã o livro ‘Finanças Públicas Portuguesas’ em Coimbra

14 de Junho 2024 Jornal Campeão: Ricardo Ferraz apresenta amanhã o livro ‘Finanças Públicas Portuguesas’ em Coimbra

Amanhã, o Café Santa Cruz, em Coimbra, será palco do lançamento do livro “Finanças Públicas Portuguesas” de Ricardo Ferraz, publicado pela Principia Editora. A obra será apresentada por Jorge Braga Macedo e João César das Neves.

Pedro Passos Coelho, no prefácio do livro, destaca a importância da obra para a compreensão das finanças públicas portuguesas no período pós-Segunda Guerra Mundial até ao primeiro choque petrolífero, que marcou o fim dos anos de crescimento económico. O ex-primeiro-ministro sublinha que este trabalho facilita a compreensão de conceitos importantes relacionados com as finanças públicas para o leitor comum, além de ser um exercício valioso de história económica e social, relevante para os dias de hoje e para o futuro.

No posfácio, Nuno Valério realça que a história das finanças públicas portuguesas tem sido um tema central na investigação histórica sobre o Portugal contemporâneo, mas que faltava uma análise específica e aprofundada do período de excepcional crescimento económico entre a Segunda Guerra Mundial e a crise dos anos 70. Segundo Nuno Valério, Ricardo Ferraz preenche esta lacuna ao explicar de onde provinham as receitas públicas, como foram gastos os recursos, quais os saldos resultantes dessas operações e a evolução da dívida pública.

A obra de Ricardo Ferraz promete ser uma referência essencial para quem deseja compreender a evolução das finanças públicas portuguesas durante um período crucial da história económica do país.