Ricardo Castanheira acaba de ingressar no Conselho da Diáspora, de que também é membro outro conimbricense, Nuno Mota Pinto, apurou o “Campeão”.
O organismo é uma associação privada, sem fins lucrativos, cuja missão consiste no reforço da imagem e reputação internacional de Portugal, sendo o principal instrumento de intervenção a “World Portuguese Network”.
A associação tem como propósito estreitar as relações entre Portugal e os seus emigrantes, para que estes, através do respectivo mérito, talento e influência, contribuam para a afirmação universal dos valores e cultura que unem os portugueses, bem como para a elevação da reputação do país.
Jurista, Ricardo Castanheira é director-geral da Motion Picture na América Latina e, ao serviço da Microsoft, trabalhou em Portugal, como director de Assuntos Jurídicos, e no Brasil, a dirigir os Assuntos Corporativos da empresa. Foi presidente da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) e vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Académica/OAF.
Economista, Nuno Mota Pinto é membro do Board do Banco Mundial.
António Horta Osório (gestor), Joaquim Almeida (actor) e José Mourinho (treinador de futebol) são algumas das individualidades pertencentes ao Conselho da Diáspora, criado pelo anterior Presidente da República.