Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ribeira de Frades: Movimento Cultural volta a animar a freguesia

23 de Junho 2017 Jornal Campeão: Ribeira de Frades: Movimento Cultural volta a animar a freguesia

A União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades continua em festa, agora no largo do Rossio, com a 24.ª edição do Movimento Cultural, onde está integrada a 13.ª Mostra de Gastronomia e Artesanato.

Com um programa vasto, que teve início no dia 10 de Junho, a freguesia já proporcionou actividades de diversa índole (desportivas, recreativas e populares) aos seus cidadãos na última semana. A partir de hoje e até domingo (25), é a gastronomia e o artesanato que vão atrair os visitantes ao Rossio da Ribeira de Frades.

As “Tasquinhas da Ribeira”, dinamizadas pelas 10 colectividades e associações daquela freguesia, vão servir as melhores iguarias da região, como a chanfana, as enguias, as tripas e para adoçar a boca, o famoso arroz doce. Na área do artesanato vão estar presentes 16 stands, com diversos produtos feitos por “artistas” da freguesia. Os números das tasquinhas e do artesanato mantém-se os mesmos de ano para ano, uma vez que “o espaço é limitado”.

“O evento tem corrido muito bem, com noites de grande enchente, nomeadamente a das marchas populares [na quinta-feira, 15] e esperamos que para a mostra de gastronomia e artesanato também apareça muita gente”, afirmou Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.

Estas iniciativas, promovidas pela UF, são uma forma de dar visibilidade ao melhor que existe na freguesia, atraindo a Ribeira de Frades muitos visitantes de todo o concelho.

Mas no recinto da festa haverá muito mais para animar quem se deslocar ao Rossio esta sexta-feira, sábado e domingo.

A inauguração oficial do certame tem lugar hoje, pelas 19h00, seguida pela competição de karaoke “The Voice”, às 21h00, na qual os jovens locais apurados para a final poderão mostrar o seu talento para a música. O primeiro prémio é apetecível: um baptismo de voo. Segue-se, depois, às 23h00 actua o grupo “Apollo 3”.

Amanhã (24), o certame abre às 13h00, com as tasquinhas a servirem o almoço a quem quiser degustar os petiscos disponíveis. Pelas 18h00, a música fica a cargo do grupo de gaiteiros “Boinas Pretas” e às 22h00 vai fazer-se silêncio com o grupo de fados “A Capella”, com José Vilhena. A noite termina com o concerto do grupo “Orangosamba”, a partir das 23h00.

Domingo (25), as tasquinhas voltam a servir almoços, a partir das 13h00, e a tarde será animada com os “Boinas Pretas”, às 15h00, seguido do grupo de concertinas “Foles e Cantorias” de Santa Clara, bem como a actuação da Marcha Popular do Grupo Artístico de Ribeira de Frades.

Às 20h30, a acompanhar o jantar dos visitantes, actuam as jovens Andria Nunes, Inês Mendes e Rute Ferreira.

A 13.ª edição da Mostra de Gastronomia e Artesanato e a 24.ª do Movimento Cultural de Ribeira de Frades termina com um concerto do grupo IRA, a partir das 21h30.

A festa e a animação voltam à freguesia, em Agosto, com as celebrações em honra de Nossa Senhora da Nazaré.