Coimbra  9 de Abril de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ribeira de Frades integra rede mundial de devoção a Nossa Sra da Nazaré

1 de Fevereiro 2020

A primeira Rede Internacional de Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré foi criada, na passada semana, precisamente na vila da Nazaré, e onde consta, também, a localidade de Ribeira de Frades, em Coimbra.

A criação desta rede internacional levou até à Nazaré centenas de crentes, quer de Portugal como do Brasil, que desenvolveram a ‘Carta de Princípios’ que guiará o projecto. Em todo o mundo estão estimadas existirem cerca de 400 comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré, sendo que as integrantes desta rede comungam dos objectivos da mesma: “a promoção do diálogo e da aproximação entre comunidades devotas” e a “salvaguarda e promoção do património ligado às práticas e manifestações associadas a este Culto Mariano”, que a autarquia da Nazaré está a candidatar a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A rede pretende, ainda, reactivar o culto “em locais onde este já existiu, mas onde, com o passar dos tempos, se foi perdendo”, através da transmissão de práticas de manifestações às novas gerações e da difusão “dos valores cristãos inerentes à mensagem de Nossa Senhora da Nazaré”, estabelece a ‘Carta de Princípios’.

A estrutura jurídica da rede será definida no próximo Encontro Internacional de Comunidades Devotas, marcado para Outubro deste ano, em Belém do Pará, no Brasil, aquando da abertura do Círio de Nazaré.

Com a assinatura da ‘Carta’, as comunidades subscritoras reconhecem que o culto de Nossa Senhora da Nazaré “é uma devoção milenar, cuja origem remontará ao início da cristandade”, reforçada em 1182 pela lenda do milagre a D. Fuas Roupinho, salvo da morte no local que ficou conhecido por Sítio da Nazaré.

A representar a Ribeira de Frades neste encontro esteve o pároco daquela localidade, António Domingues, que recebeu o apoio do presidente da União de Freguesias de que faz parte, Jorge Veloso.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com