Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Restaurante Astrolábio realiza ‘Show Cooking’ na Marina da Figueira da Foz

5 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Restaurante Astrolábio realiza ‘Show Cooking’ na Marina da Figueira da Foz

O Astrolábio, restaurante do hotel Mercure Figueira da Foz, tem programada uma degustação ao ar livre com ‘show cooking’ na Marina da Figueira da Foz, no sábado, dia 7, entre as 10h30 e as 12h30.

Dinamizada pelo Chef Filipe Lema, este ‘show cooking’ visa dar a conhecer à população da cidade a nova especialidade disponível no restaurante: um prato de Arroz de Peixe confeccionado exclusivamente com produtos dos fornecedores locais, no seguimento do compromisso da marca Mercure em trabalhar com produtos de origem local.

O Arroz de Peixe servido pelo Astrolábio é confeccionado com produtos de proximidade e estará disponível na carta do restaurante durante todo o ano. O peixe é do mar português, fornecido pela Peixaria Lena do Mercado Municipal da Figueira da Foz. O arroz utilizado é Pato Real, da Ernesto Morgado, proveniente dos extensos arrozais do Mondego. E o sal é originário das salinas da Figueira da Foz, do Núcleo Museológico do Sal.

“Através desta iniciativa, queremos dar a conhecer um prato inspirado nos sabores da Figueira da Foz, usando ingredientes locais da mais alta qualidade. O Astrolábio é o único restaurante a servir este prato localmente e convida todas as pessoas a agendar uma visita, independentemente de estarem ou não alojadas no Mercure Figueira da Foz”, diz Rui Azevedo, da equipa de direcção do Mercure Figueira da Foz.

O novo prato do restaurante Astrolábio é inspirado na filosofia do programa Discover Local dos hotéis Mercure: um programa que potencia a colaboração com fornecedores locais, privilegiando produtos frescos, de qualidade e da época e incentivando as economias regionais. Além disso, Discover Local valoriza os elementos de cada cidade, proporcionando experiências associadas à gastronomia, cultura, património, artesanato e turismo.

O restaurante Astrolábio é especializado nos melhores pratos de Cozinha Portuguesa e oferece uma excelente vista panorâmica sobre a Praia da Claridade, na Figueira da Foz. O chef Filipe Lema, que irá dinamizar a sessão de ‘show cooking’ e de degustação ao ar livre, é chef executivo do restaurante “A bicicleta”, no Hotel Mercure Porto Santa Catarina, na cidade do Porto, estando neste momento em residência no Astrolábio com o objectivo de dinamizar a carta do restaurante.

A sessão de ‘show cooking’ e de degustação ao ar livre do restaurante Astrolábio será realizada em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz. Contará com a presença de Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e de Rui Azevedo, da direcção do Mercure Figueira da Foz.