Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Resistência aos antibióticos” em discussão na Figueira da Foz

30 de Setembro 2019

A Figueira da Foz acolhe, no próximo dia 04 de Outubro, as jornadas “Uma Só Saúde”, que vão decorrer sob o mote “Antibióticos: Estamos a usá-los de forma responsável”?

As jornadas têm como objectivo debater a problemática da “resistência bacteriana aos antibióticos, um dos graves problemas de saúde pública, a nível global”, explicou Anabela Mascarenhas, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, na conferência de Imprensa realizada, hoje, no CAE, na Figueira da Foz.

Tal como explicou, este encontro “são jornadas de consciencialização” para evitar, como está previsto, que em 2050 morram no mundo “10 milhões de pessoas com bactérias resistentes”.

Também Lúcia Santos, da Direcção da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, falou da resistência aos antibióticos como “uma ameaça à segurança na Saúde Pública” e, por outro lado, “é mais preocupante, ainda, se falarmos na cadeia alimentar, na contaminação dos ecossistemas, incluindo plantas e animais”.

Lúcia Santos disse, ainda, que “a resistência aos antibióticos não é de agora, pois já no passado acontecia e a Penicilina foi, na época, a solução”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal, que se associou ao evento, agradeceu a realização desta iniciativa, porque “há sempre pessoas que vêm à Figueira da Foz participar, gostam e depois voltam”.

Por outro lado, Carlos Monteiro salientou a importância das farmácias na Saúde, lembrando que “são sempre o primeiro ponto onde as pessoas recorrem” e que, por isso, “desenvolvem um papel importante no esclarecimento”.

O autarca destacou, ainda, o esforço da autarquia na melhoria das condições de saúde no concelho, com a construção de novos centro de saúde e a requalificação de outros, que “são fundamentais para a qualidade e bem estar das populações”, disse.

Estas jornadas, que vão decorrer no pequeno auditório do CAE, na próxima sexta-feira, a partir das 15h00, são abertas à população em geral, têm entrada gratuita, mas a organização, por questões de logística, agradece que os interessados façam a sua inscrição junta da organização: www.srcordemfarmaceuticos.pt

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com