Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reservas da Biosfera promovem Colóquio Internacional em Coimbra

20 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Reservas da Biosfera promovem Colóquio Internacional em Coimbra

As Reservas da Biosfera promovem um Colóquio Internacional, amanhã (21), pelas 09h00, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Promover investigação científica, impulsionar o desenvolvimento socioeconómico de territórios e partilhar as experiências das Reservas da Biosfera classificadas pela UNESCO são alguns dos objectivos que definem o projecto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes e que irão a debate neste Colóquio.

Em análise estarão os desafios da sustentabilidade, a valorização dos territórios e as perspectivas de futuro dos territórios classificadas pelo programa Man & Biosphere da UNESCO, num encontro que reúne investigadores, gestores de reservas da Biosfera e entidades ligadas ao Programa MaB da UNESCO, de Portugal, Noruega e Islândia.

As Reservas da Biosfera da UNESCO representam laboratórios vivos de sustentabilidade e assumem, assim, a partilha de conhecimento e experiências sobre os seus territórios, com vista a promover mais cooperação nacional e internacional.

Em Portugal, a UNESCO classificou já 12 territórios como Reservas da Biosfera, tendo sido o primeiro o Paul do Boquilobo, em 1981.