Coimbra  10 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Requalificação do Lago da Borloteira inicia segunda-feira

30 de Novembro 2019

O lago da Borboleteira, em Tavarede, na Figueira da Foz, vai ver as obras de requalificação arrancarem já na próxima segunda-feira (02), no âmbito do projecto “Charcas de Noé”, do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

O projecto partiu de uma candidatura do IPC ao Fundo Ambiental, no valor de 10 000 euros e arranca agora, estando estruturado em várias tarefas, sendo a intervenção no lago da Borloteira, integrada na “Requalificação das massas de água ornamentais urbanas” uma delas.

Assim, o espaço será limpo e reparado, “através da remoção de espécies invasoras, da substituição da tela – um material que permite reter a água -, de um aprofundamento do terreno, da colocação de terra vegetal, da plantação de espécies aquáticas nativas e da instalação de painéis informativos, de forma a sensibilizar as pessoas para o uso adequado do espaço e para a questões ambientais”, revela a Câmara Municipal.

Após a requalificação, o Município irá proceder “à instalação de uma vedação que irá conduzir os visitantes às duas entradas projectadas”, adianta.

O projecto “Charcas de Noé”, em consonância com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pretende “contribuir para o aumento do conhecimento e da distribuição e estado de conservação das plantas aquáticas raras e ameaçadas (ODS 15) no Baixo Mondego e do Sítio Natura 2000 Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas”, refere, em nota, a autarquia figueirense.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com