Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Requalificação da praceta Mota Pinto vai melhorar acesso ao hospital

13 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Requalificação da praceta Mota Pinto vai melhorar acesso ao hospital

A proposta de requalificação da praceta Mota Pinto vai ser analisada e votada, hoje, na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra.

Esta intervenção na praceta, que é o principal acesso ao polo III da Universidade de Coimbra e ao polo de Celas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), permitirá melhorar essa mesma entrada, tendo sido esta uma solução articulada entre a autarquia e a UC, “de forma a melhorar as acessibilidades e, ao mesmo tempo, requalificar o espaço público – que vai ficar mais verde, funcional e acessível a pessoas com mobilidade reduzida – e se adapta o local para receber o futuro traçado do Metrobus”, revela a autarquia.

“A requalificação passa por definir novos e estruturantes percursos pedonais, já a contar com o futuro percurso do Metrobus naquela zona, bem como as suas paragens. O antigo posto de abastecimento de combustível vai dar lugar a um novo remate na Alameda Central do Polo III, que será mais verde, funcional e acessível a pessoas com mobilidade reduzida”, adianta o Município, sublinhando que “para isso, a proposta prevê o rebaixamento das cotas altimétricas junto ao edifício IBILI e à moradia, que permanecerá por tempo indeterminado, “sendo, contudo, desejável a sua demolição”.

A proposta de reformulação da praceta Mota Pinto prevê, também, a divisão do tráfego da entrada do Polo III/Hospital do tráfego que segue para a circular ou para Celas.