Coimbra  7 de Dezembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Réplica do mosaico romano ‘Outono’ apoia candidatura de Conímbriga à UNESCO

23 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Réplica do mosaico romano ‘Outono’ apoia candidatura de Conímbriga à UNESCO

A instalação de uma réplica do mosaico romano ‘Outono’ no centro de Condeixa-a-Nova, ainda durante esta estação, é uma das iniciativas locais para envolver a população na candidatura de Conímbriga a Património Mundial.

Esta réplica representa o busto da estação ‘Outono’, uma das quatro estações do ano retratadas nos pavimentos da Casa dos Repuxos, situada no complexo arqueológico de Conímbriga, a dois quilómetros da vila de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra.

O investigador Miguel Pessoa, responsável pela oficina que produziu o mosaico, expressou o seu desejo de “contribuir para a valorização dos mosaicos de Conímbriga”. Num antigo celeiro adaptado para este efeito, uma exposição sobre o tema esteve patente ao público entre Julho e Setembro.

Segundo o antigo colaborador do Museu Nacional de Conímbriga, agora aposentado, o mosaico ‘Outono’ é uma representação feminina composta por “milhares e milhares de tesselas de várias cores”, pequenas pedras cúbicas obtidas a partir do calcário que os romanos extraíam das encostas do rio dos Mouros, na Mata da Bufarda.

Com uma base de betão armado, a réplica do mosaico original possui as dimensões de 1,5 metros por 1,5 metros e está prevista a sua colocação na Praça da República, na zona histórica de Condeixa-a-Nova, ainda durante o mês de Outubro.

A concepção da obra, realizada no espaço da casa senhorial Alverca, foi levada a cabo por uma equipa composta pelo mosaicista Afonso Oliveira, o pintor João Pocinho e o fotógrafo Francisco Pedro.

Miguel Pessoa, da Associação Ecomuseu, uma das entidades integrantes do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO, explicou que a representação das estações do ano era uma maneira de comunicar às populações que o império romano era vasto e duradouro.

Os artistas romanos “procuravam sempre na natureza a inspiração para aquilo que pretendiam”, tanto na construção da cidade de Conímbriga, como na vila romana do Rabaçal, situada no concelho vizinho de Penela, onde algumas habitações possuíam pavimentos decorados com mosaicos figurativos e geométricos.

O projecto “Praça da República: mosaico outonal e envolvimento da comunidade local”, iniciado em 2019, incluiu a publicação de um catálogo e representa uma das acções de apoio à candidatura de Conímbriga a Património da Humanidade. Este processo envolve também a Câmara Municipal, presidida por Nuno Moita, e o Centro de Estudos Vergílio Correia.