Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reitoria da UC: Ernesto Costa também é candidato

13 de Novembro 2018 Jornal Campeão: Reitoria da UC: Ernesto Costa também é candidato

Ernesto Costa, catedrático do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, acaba de confirmar o propósito de se candidatar a reitor da Universidade de Coimbra, juntando-se a Amílcar Falcão e José Pedro Paiva.
A hipótese de o docente que encabeçou, há dois anos, a lista vencedora da eleição para o Conselho Geral da UC se perfilar para suceder a João Gabriel Silva vinha sendo noticiada, pelo “Campeão”, a par de eventuais candidaturas de Helena Freitas (ex-vice-reitora) e João Queiró (antigo secretário de Estado do Ensino Superior).
Co-fundador e primeiro presidente eleito do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, Ernesto Jorge Costa foi reitor da Universidade Independente (1994 – 96) e, no plano ideológico, posiciona-se à Esquerda de Amílcar Falcão (vice-reitor cessante da UC) e José Pedro Paiva (director da Faculdade de Letras).
Da lista encabeçada por Ernesto Jorge para o sobredito Conselho Geral (CG) faziam parte, por exemplo, João Maria André (Letras), Carlos Barros Gonçalves (Desporto e Educação Física), Elísio Estanque (Economia) e Carlos Robalo Cordeiro (Medicina).
O catedrático acaba de renunciar à qualidade de membro do CG da UC na medida em que cabe àquele órgão eleger o(a) reitor(a), assinalou, hoje, o diário As Beiras.
O prazo para apresentação de candidaturas encerra a 07 de Janeiro [de 2019] e a eleição do(a) sucessor(a) de João Gabriel ocorre a 11 de Fevereiro.
O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e 10 pessoas externas à instituição.