Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reitor da UC condecorado pelo Governo Brasileiro

28 de Setembro 2017

João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra (UC), vai ser condecorado com a Ordem do Rio Branco, grau de comendador, pelo Governo Brasileiro, numa cerimónia a ter lugar na Embaixada do Brasil em Lisboa, no dia 24 de Outubro.

A Ordem do Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira e foi instituída em 1963, com o objectivo de distinguir “pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou mérito excepcionais, se tenham tornado merecedoras dessa distinção”, refere a UC, em comunicado.

A Ordem é composta pelos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

“As ligações entre Coimbra e o Brasil são históricas. Desde logo, mas não só, porque a UC desempenhou um importante papel na formação do Brasil, uma vez que cá estudou grande parte da elite brasileira que esteve envolvida na independência do país”, salienta a Universidade, adiantando que a ligação ao Brasil teve, ao longo dos tempos, “muitos mestres e reitores de origem brasileira e atribuiu vários títulos honoríficos a personalidades do Brasil”.

Um dos momentos altos da ligação entre o Brasil e a UC aconteceu em 2008 com o nascimento do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), formado por 77 instituições brasileiras de ensino superior, e que tem como objectivo “promover relações académicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, através de programas, projectos e acções de cooperação internacional”.

Actualmente, a UC recebe milhares de estudantes brasileiros e mantém vários programas de intercâmbio formativo.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com