Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra recebe 50 000 testes para aplicar em lares

26 de Abril 2020 Jornal Campeão: Região de Coimbra recebe 50 000 testes para aplicar em lares

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai receber, amanhã (27), uma encomenda de cerca de 50 000 testes à covid-19 para aplicar aos profissionais de lares dos 19 municípios.

A CIM da Região de Coimbra está a fazer rastreio aos profissionais que trabalham em lares de idosos, utilizando dois testes diferentes ao mesmo tempo, para garantir “uma margem de fiabilidade elevada”, afirmou o presidente da CIM, José Carlos Alexandrino.

Segundo o responsável, a metodologia, que envolve dois testes diferentes e um terceiro caso seja necessário, já foi aplicada, a título experimental, em três municípios desta CIM, tendo posteriormente avançado para lares considerados como mais prioritários.

A partir da desta próxima semana, com a chegada de cerca de 50 000 testes, será possível a massificação da metodologia, avançou José Carlos Alexandrino.

Numa sessão de apresentação, que decorreu na sexta-feira (24), na sede da CIM Região de Coimbra, esteve a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que salientou o facto de os 19 municípios se terem envolvido para este rastreio que envolve dois tipos de teste, considerando que pode ser um exemplo.

“É uma metodologia que tem que ser avaliada para termos mais confiança nela”, referiu, sublinhando que a mesma foi desenvolvida pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e validada pelo Infarmed.