Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra realiza primeiro bootcamp de educação em Pampilhosa da Serra

6 de Maio 2022 Jornal Campeão: Região de Coimbra realiza primeiro bootcamp de educação em Pampilhosa da Serra

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra vão reunir os principais agentes de educação do território, num “bootcamp” de três dias que começou hoje, no Mercado Municipal de Pampilhosa da Serra e termina no próximo domingo no mesmo local.

Na sessão de abertura desta iniciativa e partindo da máxima “todos precisamos de todos”, o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, começou por expressar que um dos principais objectivos passa por tentar “encontrar novos caminhos e novas alternativas para a educação”, através da “troca de experiências e ideias” entre Autarquias e Direcções de Escolas.

Para o efeito, serão criados três grupos de trabalho, divididos por três aldeias do concelho de Pampilhosa da Serra – Cavaleiros de Baixo, Pessegueiro e Janeiro de Baixo -, que dentro de uma dinâmica imersiva e em ambiente informal, irão reflectir sobre a temática da educação em momentos de partilha colectiva, online e presencial, que possibilitem a conexão em grupo e a criação de pontes e empatia entre pessoas e territórios.

No entender de Luís Paulo Costa, vice-presidente da CIM Região de Coimbra, este encontro, “um dos primeiros a nível nacional”, assenta num “processo de diálogo e trabalho colaborativo em prol de um bem maior: o futuro da educação neste território”. O autarca notou ainda que no final do bootcamp e após recolhido o “contributo” e as “soluções” de cada participante, será elaborado “um manifesto intermunicipal com os eixos e linhas orientadoras para a educação na região”, como resultado da estreita articulação entre dirigentes e instituições.

Este Manifesto será apresentado no domingo, dia 8 de Maio, por ocasião da sessão de encerramento do bootcamp, e permitirá ainda perceber quais as necessidades de intervenção e quais as melhorias que se podem fazer em temas específicos relacionados com a educação e o ensino.