Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra marca presença no Encontro Nacional para Alimentação Equilibrada

16 de Maio 2024 Jornal Campeão: Região de Coimbra marca presença no Encontro Nacional para Alimentação Equilibrada

O projecto “A Comer é que a Gente se Entende!”, integrado no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), será o representante da região de Coimbra no Encontro Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, que terá lugar nos dias 17, 18 e 19 de Maio, em Tomar.

Este evento reúne parcerias regionais de mais de 22 projectos que, a nível nacional, impulsionam estratégias de promoção da alimentação equilibrada e sustentável. O objectivo principal deste encontro é fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre diversos intervenientes, incluindo nutricionistas, técnicos de desenvolvimento local, investigadores, decisores políticos, educadores, agricultores e o público em geral.

Ao longo dos três dias do encontro, está previsto um vasto programa de actividades abordando temas como educação alimentar, dieta mediterrânica, alimentação sustentável, agricultura familiar, desperdício alimentar, cadeias curtas de abastecimento, entre outros.

Na sexta-feira, dia 17 de Maio, na Biblioteca Municipal de Tomar, das 14h30 às 18h00, realizar-se-á a Conferência Alimentação Equilibrada e Sustentável, aberta ao público mediante inscrição, que incluirá duas sessões: “Alimentação Sustentável por Portugal” e “Promoção de uma Alimentação Equilibrada e Sustentável”.

Durante o fim-de-semana, nos dias 18 e 19 de Maio, as actividades continuarão na Mata Nacional dos Sete Montes, inseridas no Wellness Weekend, evento realizado em parceria entre a ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o Município de Tomar. Os participantes terão a oportunidade de conhecer, experimentar e degustar o melhor da alimentação saudável e sustentável das várias regiões representadas, que promoverão diversas actividades, incluindo demonstrações gastronómicas, apresentações, jogos didácticos, workshops, entre outras.

A equipa do projecto “A Comer é que a Gente se Entende!” marcará presença representando a região de Coimbra no sábado, dia 18, entre as 17h00 e as 18h00, com jogos didácticos e actividades dirigidas aos visitantes do certame.

“A Comer é que a Gente se Entende!” é um dos 22 projectos de âmbito regional distribuídos de norte a sul do país e que integram o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) da Rede Rural Nacional (RRN).

O projeto, que foi desenvolvido pela parceria que envolve as associações de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo, AD ELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, apresenta um plano operacional centrado em três temas principais:

  • Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica;
  • Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável;
  • Combate ao Desperdício Alimentar.