Coimbra  4 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra lança concurso para eleger “Jovem chef 2021”

27 de Abril 2021 Jornal Campeão: Região de Coimbra lança concurso para eleger “Jovem chef 2021”

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM) vai lançar a 2.ª edição do concurso “Young Chef Award” e irá falar sobre isso amanhã dia 28, pelas 11h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

A fase regional do concurso “Young Chef Award”, organizado pela CIM, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, conhece a sua segunda edição já no próximo dia 22 de Maio que, este ano, está integrada nas iniciativas da distinção “Região de Coimbra: Região Europeia de gastronomia 2021-2022”. Desta fase regional sairá o “Young Chef” que irá representar a Região de Coimbra na fase europeia do “European Young Chef Award 2021”, a ocorrer na Região do Minho no segundo semestre deste ano.

Recorde-se que Bernardo Calvo foi o vencedor da primeira edição do “Young Chef Award” e representou a Região de Coimbra na final europeia do concurso, na Grécia, com o prato “Bacalhau, a Galega e o Alho”.

O concurso “European Young Chef Award” foi criado pelo Instituto Internacional de gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT) e tem como objectivos promover a inovação na gastronomia tradicional, promover os sistemas alimentares locais, regionais e globais sustentáveis são importantes para todos os nossos futuros e criar futuros embaixadores para produtos alimentícios locais. Ao dar visibilidade aos chefs emergentes que apoiam os produtos locais.

O concurso regional será subordinado à temática “Tradição e Inovação” e, em termos gerais, consiste na inovação de uma receita tradicional (entrada, prato principal ou sobremesa), enfatizando a utilização dos produtos endógenos e respeitando o respectivo calendário de produção.

O concurso é aberto aos alunos dos cursos da área de Cozinha ou Pastelaria, com idade compreendida entre os 18 e os 26 anos, ou àqueles que, cumprindo o critério de idade, tenham terminado o percurso de formação em Cozinha/Pastelaria há menos de 1 ano (relativamente à data do concurso) e sejam oriundos de um dos 19 concelhos que integram a CIM Região de Coimbra.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efectuadas através da ficha de inscrição disponível no website tastecoimbraregion.pt, onde constam ainda as normas de participação, a partir do dia 28 de Abril.

Este projecto é apoiado no âmbito do Programa Valorizar do Turismo de Portugal.