Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra investe na biodiversidade com campos de alimento para polinizadores

2 de Abril 2024 Jornal Campeão: Região de Coimbra investe na biodiversidade com campos de alimento para polinizadores

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra está na vanguarda de uma iniciativa para revitalizar áreas florestais em campos de alimento para abelhas. O projecto, intitulado “BeeFood”, será apresentado amanhã, dia 3 de Abril, às 10h00, na Movicarvalho, Lousã (Zona Industrial de Vale da Ursa).

O “BeeFood”, liderado pela CIM Região de Coimbra, visa converter áreas actualmente dominadas por espécies exóticas invasoras e pela regeneração natural de Eucalyptus spp em campos que favoreçam a alimentação dos polinizadores, com um foco especial nas abelhas melíferas. Este empreendimento representa um investimento total de 63.242,34 euros, com 50.000 euros financiados pelo Fundo Ambiental.

A transformação será alcançada através da reintrodução de espécies autóctones e da sementeira de plantas herbáceas perenes. As áreas a serem intervencionadas abrangem um total de 13,63 hectares e localizam-se nos municípios da Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Penacova, Pampilhosa da Serra e Soure.

Os objectivos do projecto incluem não só a criação de campos de alimento para polinizadores, mas também a redução da área ocupada pela regeneração natural de Eucalyptus spp, a recuperação de áreas actualmente dominadas por espécies exóticas invasoras, o aumento da biodiversidade em regiões de monocultura e a promoção da transformação da paisagem, visando a diminuição do risco de incêndio rural.

O projecto “BeeFood” é uma continuação dos esforços da CIM Região de Coimbra na preservação ambiental. Esta entidade tem vindo a investir em iniciativas de combate às espécies exóticas invasoras, como a vespa velutina ou os jacintos-de-água, visando proteger a natureza e o património das espécies invasoras, promovendo assim a floresta autóctone e melhorando os ecossistemas.