Coimbra  20 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra integra Agenda Urbana da União Europeia

31 de Janeiro 2019

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC) anunciou, hoje, que foi reconhecida como “a única representante portuguesa” na parceria da Cultura e Património Cultural da Agenda Urbana para a União Europeia.

Instituída em Maio de 2016, a Agenda Urbana é uma acção conjunta da Comissão Europeia, dos Estados Membros da UE e das Redes Europeias de Cidades, que “salienta o potencial e relevância das áreas urbanas enquanto vectores de crescimento económico e de inclusão social, bem como de inovação e criatividade perante desafios emergentes”.

Para além da Comissão Europeia e dos Estados Membros da UE, a Agenda envolve o Parlamento Europeu, o Comité das Regiões (CdR), o Comité Económico e Social Europeu (CESE), e o Banco Europeu de Investimento (BEI).

A integração formal da CIM RC na Agenda Urbana acontecerá na reunião de Ministros a 13 e 14 de Junho, em Bucareste, capital da Roménia. A CIM Região de Coimbra passa a integrar uma das duas novas parcerias da Agenda Urbana (Cultura e Património Cultural e Segurança no Espaço Público), que receberam o apoio dos Directores-Gerais dos Estados-Membros responsáveis pelos assuntos urbanos.

Para além da CIM Coimbra, a nova parceria da Cultura e Património Cultural conta com a participação de 14 cidades e regiões europeias de Chipre, França e Espanha, e será coordenada pelo Ministério do Interior da Alemanha, o Ministério do Património e Actividades Culturais de Itália e a Agência Italiana para a Coesão Territorial.

“A participação da CIM RC na Agenda Urbana para a UE integra-se num novo tipo de cooperação transparente, aberta e multinível com foco na Cultura e Património Cultural da Região de Coimbra”, justificam os responsáveis da comunidade intermunicipal.

A CIM Coimbra é constituída pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com