Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra em destaque no top 10 nacional de registo de terrenos rústicos

4 de Abril 2022 Jornal Campeão: Região de Coimbra em destaque no top 10 nacional de registo de terrenos rústicos

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, uma das entidades pioneiras em matéria de registo de propriedades rústicas nos BUPis, encontra-se em destaque, ocupando o primeiro lugar do ranking nacional, com mais de 83 mil processos de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG).

A CIM Região de Coimbra iniciou em 2021 o CadaSRTu RC – Cadastro Simplificado do Território Rústico da Região de Coimbra, projecto no âmbito do Balcão Único do Prédio (BUPi) que tem como objectivo aumentar o conhecimento do território, proteger a propriedade e reforçar o ordenamento do território, e, desde essa altura, tem mantido um desempenho acima da média nacional registada nos restantes territórios, ocupando desde início os lugares cimeiros do top10.

São vários os municípios que fazem parte da abrangência territorial da CIM Região de Coimbra que também integram o top10 dos concelhos com mais pedidos de registo de terrenos rústicos no país. O projecto CadaSRTu RC resulta da candidatura da CIM Região de Coimbra efectuada em parceria com os Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Trata-se de uma operação de grande importância que tem como objectivo principal possibilitar aos proprietários identificarem e registarem, gratuitamente, as suas parcelas de terrenos rústicos e mistos.

Para fazer o registo de forma gratuita, o titular deverá identificar os seus terrenos num balcão BUPi. Para tal apenas é necessário ter o documento de identificação e a Caderneta Predial do terreno (ou outros documentos comprovativos de titularidade de propriedade).

A lista de balcões BUPi disponíveis no território podem ser consultados no website da CIM Região de Coimbra (https://cim-regiaodecoimbra.pt).