Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região de Coimbra 2.X desmaterializa tarefas relativas à administração local

30 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Região de Coimbra 2.X desmaterializa tarefas relativas à administração local

O projecto Região de Coimbra 2.X, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em parceria com as 19 autarquias que fazem parte deste órgão administrativo, possibilita o acesso online aos serviços dos municípios envolvidos.

Como tal, a iniciativa pretende garantir a desmaterialização de processos e simplificar a vida de cidadãos e empresários, garantindo ferramentas e métodos para tratar de assuntos do dia-a-dia, evitando deslocações desnecessárias aos espaços municipais.

Disponíveis no site da CIM Região de Coimbra e de cada um dos municípios, os serviços online permitirão a todos os interessados desenvolver tarefas em diferentes áreas, tais como: Ambiente, Salubridade e Saúde Pública; Cultura e Turismo; Direitos e Cidadania; Inspecções e Certificações; Ocupação de Espaço Público e Publicidade (não abrangido pelo Licenciamento Zero); Protecção Civil e Gestão Florestal; Urbanismo; e Reabilitação Urbana.

 

Centro Intermunicipal de Digitalização permite apoiar grandes trabalhos

De forma a contribuir para um investimento mais inteligente, foi criado o Centro Intermunicipal de Digitalização. Esta iniciativa irá permitir a utilização partilhada de digitalizadores de grandes formatos, contribuindo assim para uma maior preservação digital de documentos importantes para cidadãos e empresários, tal como uma consulta mais facilitada de documentação histórica que, até agora, está apenas disponível em formato físico.

 

Portal do Investidor permite apoiar empresas da região

Outra das plataformas criadas é o Portal do Investidor. Este portal está direccionado para a área empresarial e foi construído de acordo com as necessidades de um empreendedor, apresentado uma resposta ágil e simples para a obtenção de informação útil.

Construída com uma base de dados à medida, esta plataforma garante pesquisas rápidas, com informações sucintas e concretas. A presença deste tipo de portal num website online garante o acesso à informação 24 horas por dia, 365 dias por ano, constituindo-se como um instrumento fundamental para o desenvolvimento de negócio por parte de empresários e gestores.

O projecto Região Coimbra 2.X já iniciou o seu processo de comunicação, tendo várias acções de rua planeadas para os 19 municípios que fazem parte da CIM – Coimbra. O objectivo é fazer chegar as potencialidades e vantagens destes serviços a todos os munícipes, contribuindo deste modo para uma maior relação e um trabalho mais facilitado entre as pessoas e a administração local.