Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Centro recebe três Taças do Mundo de Ginástica em 2024

2 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Região Centro recebe três Taças do Mundo de Ginástica em 2024

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) atribuiu à região Centro de Portugal três Taças do Mundo de Ginástica em 2024, sendo a primeira vez que tal acontece na história da modalidade e do país. Coimbra e Cantanhede foram as cidades escolhidas para sediar as competições.

Coimbra receberá, em Julho, a 5.ª Taça do Mundo de Trampolins, no âmbito do Coimbra Gymfest, numa co-organização da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra.

Também em Coimbra, de 13 a 15 de Setembro, acontecerá a estreia da 1.ª Taça do Mundo de Parkour em Portugal, marcando assim a mais jovem disciplina gímnica no país. A expectativa é grande, visto que nunca uma Taça do Mundo dessa disciplina teve lugar em solo português.

Por sua vez, Cantanhede receberá a 9.ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica e o 12.º Open Internacional nos dias 20 a 24 de Março de 2024. A co-organização será entre a FGP e a Academia Cantanhede Gym (ACG).

Para a Associação de Ginástica do Centro, parceira nos três eventos, “termos a oportunidade de organizar três Taças do Mundo na região Centro é algo extraordinário e mostra bem não só a força da ginástica na nossa região como as fantásticas organizações dos eventos passados, e que são sempre elogiadas e desta forma reconhecidas a nível nacional e internacional”. A Associação refere ainda que “isto só mostra que havendo vontade colectiva entre a FGP, a Associação Territorial, os clubes co-organizadores e as forças vivas de cada cidade, tudo é possível, trazendo para o Centro grandes provas nacionais e internacionais com milhares de pessoas. Tendo mais condições para tal, é ainda possível oferecer mais às cidades organizadores, aos ginastas e aos clubes”.

O Centro de Portugal prepara-se assim para receber competições de elevada qualidade, trazendo o mundo da ginástica para a região.