Coimbra  13 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Centro em festa para receber 2017

31 de Dezembro 2016

 

Coimbra, Figueira da Foz, Mira, Oliveira do Hospital, Guarda e Fátima são algumas dos locais mais apetecíveis para esta noite de passagem de ano. Muita música, animação ou, para quem preferir, introspecção vão marcar a entrada no novo ano.

 

Coimbra

À semelhança dos últimos três anos, Coimbra prepara-se para receber milhares de pessoas que irão festejar o fim de ano na “Baixa” da cidade. GNR, Club Banditz, Dynamic Duo e Rockluso são os protagonistas da noite mais esperada do ano, que nesta edição de 2016 vai contar com mais um palco, no renovado Terreiro da Erva, num total de quatro (que inclui, ainda, o largo da Portagem, praça de 08 de Maio e praça do Comércio).

A festa no coração da cidade “promete ser épica” e vai durar seis horas e meia, tendo início marcado para as 21h30 com a banda conimbricense Rockluso, no renovado Terreiro da Erva, para um espectáculo que irá relembrar os anos 80 com versões de músicas de bandas nacionais dessa década.

Uma hora mais tarde a música continua no largo da Portagem com os Kiss Kiss Bang Bang, que antecipam a entrada dos GNR, pelas 23h30. A banda portuense, uma das mais conhecidas e acarinhadas pelo público português, está a comemorar 35 anos de carreira e termina o ano em Coimbra, com um espectáculo que só será interrompido pelas doze badaladas e o fogo-de-artifício, às 00h00, sobre o rio Mondego, que durará cerca de 10 minutos. Após o espectáculo de pirotecnia, a banda de Rui Reininho prosseguirá a actuação até à 01h00, altura em que voltam a palco os Kiss Kiss Bang Bang para continuarem a festa numa das “portas” da cidade.

Antes disso, ainda é possível dar um salto e um “pezinho de dança” na praça do Comércio, onde os Club Banditz, considerados como a melhor dupla de Dj´s nacionais, começam a actuar pelas 23h30. A dupla de Dj´s, também eles naturais de Coimbra, irá apresentar um espectáculo único, a ser estreado nessa noite. Até às 03h00, o público pode continuar, pela também conhecida, praça “Velha” para dançar ao som dos DJ´s oficiais da rádio Mega Hits, os Dynamic Duo.

Às 00h00 entra em funcionamento um outro palco desta grande festa: a Revival Music, na praça de 08 de Maio, com canções dos anos 70, 80 e 90, que irá animar a multidão até às 04h00.

 

Figueira da Foz

Com uma vasta tradição no que às festas de passagem de ano diz respeito, a Figueira da Foz já celebra desde ontem (30), com um concerto dos The Gift.

Para a noite de hoje as principais atracções são Dillaz, Dengaz e o Dj Nelson Cunha, que irão animar os milhares de pessoas esperados na marginal da cidade, junto ao Forte de Santa Catarina.

A festa tem início pelas 23h00, com a actuação do rapper português Dillaz, uma das vozes da nova geração, que tem em “Reflexo” o seu maior sucesso até à data. Quando soarem as 12 badaladas, a cidade vai iluminar-se e as pessoas terão os seus olhos postos nos céus da famosa praia da Claridade, com o sempre muito aguardado espectáculo piromusical.

Meia hora mais tarde, Dengaz sobe ao palco para apresentar o seu mais recente álbum “Para Sempre”, lançado a 20 de Novembro e que chegou ao top 10 nacional logo na primeira semana. Para este sucesso muito contribuíram os singles “Dizer que não”, feat Matay, e “Nada Errado”, com a participação especial de António Zambujo.

A noite prossegue com a actuação do Dj da Mega Hits, Nelson Cunha, pelas 02h00, com “sets” enérgicos e uma forte interacção com o público”. Os concertos decorrem todos na praça do Forte e têm entradas gratuitas.

Depois da noite de (possíveis) excessos, a música continua durante o primeiro dia do ano mas com um género mais calmo. Os Paços do Concelho acolhem, pelas 15h00, o Recital de Ano Novo, pelo Coral David de Sousa, e o Salão Nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz estará aberto para visitas.

 

Mira

A festa de passagem de ano na Praia de Mira realiza-se pelo segundo ano consecutivo e promete ser “de arromba”, esperando a Câmara Municipal receber cerca de 30 000 pessoas. A parceria com a rádio nacional RFM tem dado frutos ao concelho, que este ano recebe 2017 ao som do cantor de reggae português Richie Campbell.

A noite terá início com a banda da região, os Tributus (que cantam músicas dos Pink Floyd, Supertramp e Queen), que devem subir ao palco pelas 22h30; segue-se o espectáculo piromusical ao toque das 12 badaladas sobre a barrinha de Mira e, cerca das 01h30, será Richie Campbell o anfitrião do ano de 2017. A festa continua com a dupla de Dj´s oficiais da RFM Rich & Mendes, prolongando-se até às 06h00 com a “prata da casa” Dj Raul Lemos.

 

Oliveira do Hospital

Pela primeira vez, a autarquia de Oliveira do Hospital aposta numa festa de fim de ano. A música vai ficar a cargo da cantora Romana, que deverá começar o seu concerto pelas 22h00, na Central de Camionagem, e do grupo conterrâneo “AF”, que apresentará um espectáculo especialmente concebido para a noite de fim-de-ano.

Quando o relógio marcar o primeiro segundo do novo ano, a cidade vai poder assistir a um espectáculo de fogo de artifício.

Para além da animação musical garantida, no espaço circundante do espetáculo da passagem de ano, na Central de Camionagem, será dinamizado um espaço destinado a restauração e bebidas.

A entrada é livre e gratuita para todos.

 

Fátima

Também pela primeira vez, este ano, há uma nova opção para os jovens entre os 17 e os 35 anos. No âmbito das celebrações do ano Jubilar de Fátima, que no próximo ano comemora os 100 anos das aparições de Nossa Senhora, a Pastoral Juventude do Santuário propõe aos jovens “a experiência de uma passagem de ano diferente”.

É um fim-de-semana “centrado na ‘Luz e no Tempo’ na mensagem de Fátima”, onde serão dinamizadas várias actividades, percorrendo um itinerário “que desemboque na passagem do ano e permita identificar as razões da esperança que 2017 traz consigo”, explica o padre José Nuno Silva, responsável pela Pastoral da Juventude do Santuário.

 

Guarda

Um espectáculo de “videomapping” e um concerto dos Amor Electro são as sugestões para a passagem de ano na Guarda, a cidade mais alta de Portugal. O evento é da responsabilidade da Câmara Municipal que pretende proporcionar uma entrada “inesquecível” em 2017, neste que é já o segundo ano que a Guarda vai ter uma festa de final de ano ao ar livre e no centro da cidade, na praça de Luís de Camões, junto à Sé Catedral.

A programação tem início pelas 22h00, com o concerto do grupo Amor Electro, bem como animação com o DJ Nuno Luz e um espetáculo de “videomapping” (técnica de projecção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares) intitulado “GuardaLuz”, que será projectado na fachada da Sé Catedral, considerado o monumento “mais imponente e emblemático” da cidade.

O espetáculo, da autoria da empresa O Cubo, será apresentado às 00h00 e às 01h00 do dia 01 de Janeiro, repetindo-se durante esse dia em três sessões, às 18h00, 20h00 e às 21h30.

A cidade vai viver, nessa noite, “num ambiente de festa e a projecção de fogo-de-artifício virtual, deixa um convite à celebração do novo ano”, refere a Câmara Municipal.