Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Centro com novas unidades de Cuidados de Saúde Primários

13 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Região Centro com novas unidades de Cuidados de Saúde Primários

Com um investimento superior a cinco milhões de euros, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) criou, em 2016, novas unidades de Cuidados de Saúde Primários na região.

A entrada em funcionamento dos novos centros de saúde de Oliveira do Bairro, Pombal e Pampilhosa da Serra, e das unidades de saúde de Esgueira, Costa Nova, Maceda e S. Romão, constituíram, em 2016, “mais um significativo reforço na acessibilidade dos utentes a melhores cuida dos de saúde primários na região Centro”, explicou José Tereso, presidente da ARSC.

O responsável salientou a área dos cuidados de saúde primários como uma das prioridades da ARS no ano transacto, uma vez que estes são “considerados como a porta de entrada do cidadão na saúde”.

Para este ano de 2017 a Administração de Saúde do Centro irá manter, “estreita colaboração com as câmaras municipais” e dar “continuidade a novos projectos que beneficiam utentes e profissionais, como são exemplo a construção do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra, e do edifício que acolherá o Centro de Saúde da Murtosa”.

Também este ano, está em fase de finalização um conjunto de obras de construção, remodelação e ampliação de instalações, destacando-se, entre outros, os edifícios dos centros de saúde de Mortágua e Pedrogão Grande, dos polos de Souselas e Alhadas, da Unidade de Saúde Familiar de Sto. André e das novas unidades de saúde de Oiã e Válega, totalizando um investimento na ordem dos 3,5 milhões de euros.

Em 2017, a ARSC pretende continuar “a promover a melhoria da qualidade e efectividade na primeira linha de resposta do SNS”.