Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Centro celebra o Natal com actividades para todos até Janeiro

22 de Dezembro 2018

Lousã

O Natal é celebrado pela Câmara Municipal em parceria com outras entidades concelhias, destacando-se, nos próximos dias, o programa preencher as férias das crianças; o último Concerto do Advento (dia 21, 21h30, na igreja Matriz), com o Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense e as bandas da Associação Filarmónica Serpinense, Orquestra Ligeira das Gândaras e Sociedade Filarmónica Lousanense. “Aqui há Natal”, dias 22 e 23, no largo junto ao Cine Teatro, contempla várias actividades como para crianças e adultos. Um roteiro das árvores de Natal, a leitura de histórias natalícias e acções do comércio tradicional são outras das iniciativas programadas.

Oliveira do Hospital

Os oliveirenses podem festejar esta época, até 06 de Janeiro, com o “Comboio de Natal”; o largo Encantado com a tenda de Natal (até dia 24) e, hoje, realiza-se a tradicional Corrida/Caminhada de São Silvestre. O Natal em Oliveira do Hospital conta, ainda, com diversos concertos, exposições temáticas e de presépios. Hoje, a igreja matriz da Bobadela, recebe um concerto de Natal com a participação de vários grupos. Com início agendado para as 21h00, actuam na igreja o Coral de Sant’ Ana, do Ensemble Domingos Joanes e ainda do Coro Infanto Juvenil de Sant´Ana.

Pampilhosa da Serra

O evento “Inspira Natal” vai na sua 5.ª edição e tem atraído cada vez mais visitantes, que querem “saborear e reviver o tradicional Natal serrano”. Nesta iniciativa, que decorre no quartel dos Bombeiros Voluntários, o foco está no que é realmente genuíno, como a gastronomia típica, os produtos endógenos e as mostras de artesanato, além das actuações musicais. A ‘Eira da Brincadeira’ é dedicada aos mais novos, o ‘Mercadinho de Natal’ ou o Festival da Filhó Espichada são outras das actividades muito apreciadas pelos visitantes e que estão a decorrer nos próximos três dias (até amanhã, 23).

Vila Nova de Poiares

A vila celebra o Natal até 06 de Janeiro, já contou com a chegada de São Nicolau e vai ter, ainda, a chegada dos Reis Magos, altura em que se recriará “a vinda dos três magos do Oriente para adorar o Deus Menino”. Animação de rua, contos de Natal, espectáculos de teatro e um concerto na igreja matriz de Poiares, a 06 de Janeiro, com a actuação do Grupo Folclórico e Cultural da Póvoa da Abraveia, são outras das actividades previstas.

Tábua

As celebrações natalícias terão como ponto alto o espectáculo “Fado Iluminado”, promovido pelo programa ‘Coimbra Região de Cultura’ da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC). A iniciativa, com entrada livre, vai decorrer no Centro Cultural de Tábua e está integrada no ciclo “À Volta do Fado”, num cenário com projecção de imagens, vídeos e luzes alusivos às festividades do Natal. Ainda no concelho, o Município promove diversas oficinas de Natal destinadas às crianças, além de um concurso de couves e abóboras de Natal, a decorrer no Mercado Municipal, este domingo (23), a partir das 08h30.

Montemor-o-Velho

O “Castelo Mágico – Uma viagem ao sonho de Natal” é o epicentro das comemorações do Natal desde ano em Montemor-o-Velho. Até 30 de Dezembro, entre quinta-feira e domingo, o mundo mágico e encantando está aberto a todos, com actividades circenses, insufláveis, exposições, um parque de aventura, a casa do Pai Natal, exposições, um planetário e muitos outros atractivos.

Penela

O presépio animado, o tradicional, ao vivo ou muitos outros, distribuídos por várias aldeias do concelho, são alguns dos motivos para, até 06 de Janeiro, passar pela “vila presépio” de Penela. Animação de rua, mercadinho de Natal, oficinas para crianças, o comboio de Natal ou espaço radical para os jovens são outras iniciativas para atrair os muitos visitantes que, anualmente, passam pelo concelho.

Cantanhede

Um carrossel, uma árvore e tenda de Natal, exposições de presépios em diversos pontos do concelho, fogueiras, concertos, ateliers, artesanato, póneis, mercadinho de Natal e muita animação de rua são os ingredientes desta época natalícia em Cantanhede. Os cantanhedenses e visitantes poderão apreciar e participar nestas actividades até 06 de Janeiro.

Góis

Além da iluminação natalícia, típica da época, em Góis, o Natal é assinalado com uma exposição temporária de presépios. A mostra está patente na Casa da Cultura até 06 de Janeiro, com obras de nove participantes, que elaboraram 13 presépios construídos em várias técnicas e recorrendo a uma diversidade de materiais como lã, papel, sementes, xisto, barro, eva, tecido e muita imaginação.

Arganil

Depois do mercadinho de Natal, o destaque do programa natalício de Arganil vai o ciclo de cantares, a decorrer em vários locais do concelho, nos dias 30 de Dezembro e 06 de Janeiro, bem como para o concerto de Natal pela Filarmónica de Arganil, domingo (23), pelas 16h30, no auditório da Cerâmica Arganilense. Hoje, a tarde e noite serão diferentes com a iniciativa “Natal no Mosteiro”, com animação, produtos regionais, etc., a partir das 15h30.

Miranda do Corvo

A Feira das Velharias, no Mercado Municipal, este domingo (23), é uma das atracções do programa de Natal de Miranda do Corvo. Já na praça de José Falcão, e após as 10h00, um comboio vai circular pela zona central da vila e, para as 15h00, está marcada a ‘Parada de Natal’, na qual irá marcar presença o Pai Natal. Até final do mês é, ainda, possível, visitar os presépios instalados na sede do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Preirense e nos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.

Penacova

Até 19 de Janeiro, o edifício do antigo Tribunal recebe a exposição “Penacova em presépio”, mas o Natal também vai passar pelo quartel dos Bombeiros Voluntários, onde hoje se irá realizar o 1.º Mercado de Natal. Para amanhã (23), pelas 16h00, está programada a ‘Corrida de Pais Natal’, com opção de caminhada; além XXI Encontro de Cantares do Ciclo Natalício, pelas 15h30, no Mosteiro de Lorvão.

Mira

A árvore de Natal, um carrossel infantil, espectáculo de teatro, concertos, um desfile de moda e uma corrida colorida são algumas das propostas para celebrar o Natal no concelho de Mira, cuja programação se estende até 13 de Janeiro.

Soure

Esta época celebra-se no concelho com a visita do Pai Natal às escolas mas, também, com um grande concerto de Natal, marcado para hoje, no multiusos de Soure, pelas 21h30. Em palco estará a Orquestra Clássica do Centro, com o quarteto: Pedro Tavares, Pedro Gonçalves, Joana Seara e o maestro Tiago Oliveira. As entradas são gratuitas mas limitadas ao espaço.

15 - Iluminações de Natal

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com