Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Centro assina protocolos “Por um país com bom ar”

5 de Junho 2019

Protocolo por um país com bom arJosé Brito, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, durante a assinatura dos protocolos “Por um país com bom ar”. 

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), escolheram a Pampilhosa da Serra para a cerimónia simbólica de assinatura dos protocolos de cooperação “Por um país com bom ar”.

A iniciativa surgiu no seguimento da evocação pioneira do dia 12 de Abril como Dia Nacional do Ar, e que actualmente já conta com “cerca de 100 entidades parceiras”, confirma João Ataíde, secretário de Estado do Ambiente.

As questões associadas à poluição do ar têm vindo a merecer um crescente interesse e preocupação por parte de diversos intervenientes, desde entidades públicas e privadas a associações não governamentais.

Prova de que a qualidade do ar é um assunto de destaque são os 26 protocolos assinados no dia de ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, onde as entidades envolvidas reiteraram oficialmente a intenção de seguir o desafio lançado pela APA, cujo principal objectivo é atingir um ar tão bom quanto possível a nível nacional.

Ana Teresa Perez, vogal do conselho directivo da APA, sugeriu na cerimónia que “é muito importante que se reitere que a responsabilidade pela qualidade do ar é de todos”, explicando depois que esta campanha apenas pretende “motivar 10 milhões de portugueses a apostar na preservação de um bom ar” e com isso diminuir o número de pessoas que, anualmente, morrem em Portugal, prematuramente, devido à poluição atmosférica.

José Brito, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, mostrou também grande preocupação com o futuro, afirmando que as gerações futuras dependem da forma como diariamente se lida com a problemática do meio ambiente.

Os protocolos de cooperação “Por um país com bom ar” foram assinados entre a APA e as seguintes entidades: Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré; Associação de Municípios do Planalto Beirão; Centro de Serviços e Ambientes; Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro; Fundação Mata do Buçaco; Instituto Politécnico de Coimbra; Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e as câmaras municipais de Castanheira de Pêra, Lousã, Pampilhosa da Serra, Sertã, Arganil, Castelo Branco, Gouveia, Ílhavo, Mira, Mortágua, Oleiros, Oliveira do Hospital, Penacova, Penela, Tábua, Tondela, Vila Nova de Poiares, Fundão e Figueira da Foz.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com