Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Centro apresenta “níveis historicamente baixos de desemprego”

9 de Maio 2023 Jornal Campeão: Região Centro apresenta “níveis historicamente baixos de desemprego”

A taxa de desemprego em Portugal está em “níveis historicamente baixos, com destaque para a região Centro, onde praticamente não há desemprego”. A informação foi dada pelo presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Domingos Lopes, à margem da Feira de Emprego do Centro, que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.

Segundo Domingos Lopes, “a situação é de certo modo confortável em Portugal, onde praticamente se vive uma situação de pleno emprego”. Na região Centro, a situação é ainda mais visível, com falta de mão-de-obra para as necessidades que as empresas têm. Esta situação, segundo o presidente do IEFP, é boa, uma vez que há muitas oportunidades de trabalho para quem procura emprego na região.

Toda a indústria, incluindo o turismo, é um dos sectores com muitas carências em termos de mão-de-obra. Além disso, na área dos serviços também há carência, especialmente na área social, dos serviços de proximidade e serviços de apoio à comunidade. Segundo o presidente do IEFP, as instituições que existem têm uma grande dificuldade em encontrar mão-de-obra para satisfazer as suas necessidades de trabalho.

A Feira de Emprego do Centro, que contou com a participação de cerca de 50 empresas de hotelaria, restauração, recursos humanos, animação turística e similares, teve como objectivo reunir quem procura trabalho na área do turismo e quem procura identificar talentos neste sector.