Coimbra  28 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Regata Litocar traz mais de 700 atletas a Montemor-o-Velho

6 de Junho 2017 Jornal Campeão: Regata Litocar traz mais de 700 atletas a Montemor-o-Velho

Dois dias, 729 atletas, 519 tripulações inscritas de 23 clubes (dois deles são espanhóis, um francês e algumas equipas da selecção nacional) são os números que compõe a 12.ª edição da Regata Litocar, que se realiza no próximo fim-de-semana (10 e 11 de Junho), no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

No total são 97 regatas, que terão início no sábado, a partir das 15h00 e até às 19h00, e que continuam no domingo, das 08h30 às 13h20. Com todos os escalões etários representados e regatas para categoria adaptada, as provas terão 500 ou 2 000 metros, dependendo das categorias.

Como em anos anteriores, será homenageado uma personalidade ligada ao remo que, em 2017, será o coronel João Carlos Albuquerque Pinto, um atleta e dirigente relevante na modalidade em Aveiro nos anos 80 e 90. As taças que premeiam os vencedores terão, por isso, o nome do coronel.

Esta é, também, uma prova importante no calendário de competições, já que antecede o Campeonato Nacional, pelo que “muitos atletas aproveitam esta regata para se prepararem”, explica Rute Costa, do Ginásio Clube Figueirense.

Como acontece há já 13 anos, a concessionária Litocar volta a ser a patrocinadora oficial desta prova, que é já a segunda maior do país e o maior evento organizado pelo Ginásio Clube Figueirense durante o ano.

Inserida na sua política de responsabilidade social, esta competição tem “trazido benefícios para ambas as partes”, referiu Gonçalo Cardoso, administrador do Grupo Litocar, acrescentando que “na vertente da formação tem um papel muito importante, já que permite que centenas de jovens se iniciem na prática da modalidade”.

Segundo Joaquim Sousa, presidente da Assembleia Geral do Ginásio, este apoio da Litocar tem sido fundamental para a realização desta e de outras iniciativas do clube, já que “potencia as suas actividades”, para além de “dar mais visibilidade ao Ginásio e promove a própria modalidade”.

Com entrada livre, a organização espera ter muito público nos dos dias, uma vez que se trata de um espaço agradável, também para famílias, onde haverá uma zona de comidas e bebidas e stands com materiais relacionados com o remo.