Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reeditada a Fotobiografia de Miguel Torga

15 de Novembro 2018 Jornal Campeão: Reeditada a Fotobiografia de Miguel Torga
Clara actual

Clara Rocha, filha do escritor

 

Acaba de ser lançada a reedição da “Fotobiografia de Miguel Torga”, da autoria de Clara Rocha, filha do escritor, professora universitária e ensaísta premiada.

A primeira edição da obra foi lançada no ano 2000, mas depressa esgotou, desde há muito se esperando a sua reedição e foi isso que sucedeu, agora, quase duas décadas depois.

Com prefácio de Manuel Alegre, esta fotobiografia está organizada cronologicamente, reunindo cerca de uma centena de fotografias do escritor.

Para além disso, reproduz muitos documentos, desde correspondência (enviada e recebida) a manuscritos de poemas e contos, páginas do dossiê na PIDED sobre Torga (que, recorde-se, foi preso político) e o seu passaporte de quando emigrou para o Brasil, com apenas 13 anos. Inclui ainda imagens de muitos dos lugares que o médico e escritor mais apreciava, para além de muitos textos da autoria de Torga, alguns dos quais autobiográficos.

A obra encerra com uma série de depoimentos sobre o escritor, de Almeida Santos, António Arnaut, Claire Cayron (uma das tradutoras da obra de Torga), Jorge Amado e Mário Soares, para além de uma carta de Sophia de Mello Breyner.

De registar ainda a bibliografia inserida no livro, que foi actualizada para esta reedição.