Coimbra  17 de Fevereiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rede dos SMTUC com mais oferta na zona de Lordemão e Serra da Rocha

10 de Fevereiro 2020

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, hoje, a expansão da rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com um reforço da oferta nas localidades de Cova do Ouro, Lordemão, Redonda e Serra da Rocha.

As novas alterações entram em funcionamento, em regime experimental, no próximo dia 17, para a zona nordeste do município, que é servida pelas linhas 19, 30 e suas variantes.

A Linha 19T (Praça da República – Rocha Nova) será prolongada desde esta localidade (Alto da Rocha) até à Cova do Ouro (Largo das Almas), pela Serra da Rocha, numa distância de 1 800 metros em cada sentido. Um prolongamento que será efectuado, igualmente, no período nocturno, em que funciona a variante 19A, com regresso por S. Paulo de Frades e Eiras. Com o prolongamento desta linha, as localidades de Cova do Ouro e Serra da Rocha passarão a ter esta linha com 25 viagens aos dias úteis, 19 aos sábados e 12 aos domingos e feriados, mantendo-se os horários das linhas 16 e 16G, com paragens localizadas na Cova do Ouro.

Já a Linha 30T (Praça da República – Lordemão, via S. Paulo de Frades) vai começar a passar pelo interior de Lordemão (Rua do Progresso) e pela Rua da Lapa, Rua do Depósito e Estrada Principal da Rocha até Vale Velho. Será, ainda, alterado o percurso da Linha 30 (Praça da República – Carapinheira da Serra, via S. Paulo de Frades), com suspensão do trajecto entre Lordemão e a Carapinheira da Serra – que passa a ser servido pela linha 19T – e fusão com a Linha 30R (Praça da República – Redonda, via S. Paulo de Frades), passando o percurso a partir de Lordemão (Vale Velho) a ser o seguinte: Estrada Principal da Rocha, Rua dos Depósitos, Rua da Lapa, Rua do Progresso, Estrada da Redonda e Rua do Cemitério, com regresso da Redonda pelo mesmo percurso, mas no sentido oposto.

A proposta passa, ainda, pela criação de oito locais de paragem e relocalização das paragens no Alto da Rocha Nova e no Largo das Almas, na Cova do Ouro e pela uniformização das designações para a linhas, que passam a ser: Linha 19 (Praça da República – S. Paulo de Frades, via Lordemão), Linha 19A (Praça da República – Cova do Ouro, regresso via S. Paulo de Frades), Linha 19R (Praça da República – São Romão, vai Lordemão), Linha 19T (Praça da República – Cova do Ouro, via Lordemão), Linha 30 (Praça da República – Redonda, via S. Paulo de Frades), Linha 30T (Praça da República – Lordemão, via S. Paulo de Frades). As linhas 30A e 30F são versões das linhas 30 e 30T, respectivamente, que funcionam aos fins-de-semana e feriados e têm o seu ponto de horário na Praça da República.

No que diz respeito ao reforço da oferta junto à Escola Universitária Vasco da Gama, onde se situam outros serviços como, por exemplo, a Fundação Beatriz Santos, o Instituto Educativo de Lordemão e a ARCA, também se pretende aumentar a oferta existente, de forma a dar resposta às necessidades dos alunos da universidade e aos utilizadores dos demais serviços. Para tal, pretende-se incluir mais um horário em cada uma das linhas que actualmente efectua um desvio de percurso a este local em sete horários, as linhas 27 (Hospitais UC – Bairro do Ingote, via Bairro do Brinca), 28 (Hospitais UC – Bairro do Ingote, via Monte Formoso), e 35 (Hospitais UC – Pedrulha), passando assim a existir 10 horários disponíveis.

Os novos horários permitirão garantir um aumento da oferta nas horas de maior procura, nomeadamente ao final da tarde, prolongando a circulação dos transportes públicos neste local para as 20h30. A proposta passa, ainda, pela criação de dois novos pontos de paragem junto à Universidade Vasco da Gama, um em cada sentido. Recordamos, ainda, que a Universidade Vasco da Gama é servida também pelas linhas 19 e 19T, com uma paragem que dista cerca de 400 metros o estabelecimento de ensino e que contam com uma oferta de 34 viagens diárias.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com