Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Recolhidas 10,4 toneladas de resíduos do cortejo da Queima das Fitas de Coimbra

26 de Maio 2023 Jornal Campeão: Recolhidas 10,4 toneladas de resíduos do cortejo da Queima das Fitas de Coimbra

O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra produziu 10,4 toneladas de resíduos (menos duas toneladas do que em 2022), das quais 7 toneladas foram seleccionadas para reciclagem.

A recolha foi efectuada pelo Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra e a empresa SUMA, encoldendo 70 operacionais e 28 meios mecânicos.

O cortejo da Queima das Fitas encheu as ruas da cidade de Coimbra, na última terça-feira, e nesta edição foi possível seleccionar mais cerca de uma tonelada de resíduos para reciclagem, comparativamente com o ano passado.

O número total de 10,4 tolenadas representam uma redução de quase duas toneladas relativamente ao último desfile de estudantes, em Maio de 2022, em que foram recolhidas 12 toneladas de resíduos.

Esta diminuição justifica-se com a disponibilização de mais pontos de recolha de resíduos que facilitaram a separação e ainda com o facto de a Câmara Municipal, em articulação com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, ter trabalhado na sensibilização para a redução de desperdício relativo às bebidas nos carros alegóricos.

A operação de recolha de lixo e de limpeza das ruas foi desenvolvida imediatamente a seguir à passagem dos carros alegóricos dos estudantes, entre a Alta e a Baixa da cidade.

A estes valores ainda deverá acrescer o material proveniente do desmantelamento dos carros alegóricos, que decorrerá durante aproximadamente uma semana.