Coimbra  26 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reciclagem: ERSUC faz pedagogia e apoia bombeiros

14 de Junho 2017 Jornal Campeão: Reciclagem: ERSUC faz pedagogia e apoia bombeiros

A Empresa de Resíduos Sólidos do Centro vai começar, a 01 de Julho, uma campanha de valorização do vidro de embalagem e da sua deposição nos vidrões, proporcionando ajudas financeiras aos bombeiros voluntários.

Em 2016, a quantidade de vidro recolhido nos ecopontos dos 36 concelhos do Sistema Multimunicipal do Litoral Centro, da responsabilidade da ERSUC, atingiu 14 303 toneladas, mas a empresa quer sensibilizar a população para a importância de aumentar a reciclagem.

“Esta será a nossa referência base para a atribuição dos donativos às instituições”, indicou o diretor-geral da Resíduos Sólidos do Centro, Alberto Santos.

Por cada tonelada de vidro a mais, “tendo como referência a quantidade recolhida em períodos homólogos” do ano anterior, a ERSUC, com sede em Coimbra, compromete-se a doar cinco euros aos bombeiros voluntários do Litoral Centro.

A campanha “Vidro solidário” visa aumentar as expectativas da reciclagem e cumprir as metas europeias, segundo uma carta enviada por Alberto Santos às associações de bombeiros voluntários de 36 municípios.

“A ERSUC tem vindo a desenvolver esforços no sentido de promover o aumento das quantidades de resíduos recolhidos selectivamente; porém, a implementação das melhores estratégias de nada serve se a população não se envolver na separação dos resíduos”, adverte o gestor.

Nos próximos 12 meses, a ERSUC vai “incentivar a população para a valorização do vidro de embalagem e a sua deposição nos vidrões, promovendo “um desenvolvimento sustentado, mas também apoiar as instituições que, com escassos recursos, ajudam quem necessita”.