Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reabilitação urbana em Coimbra: 56 casas prontas nos bairros do Ingote e da Rosa

25 de Março 2024 Jornal Campeão: Reabilitação urbana em Coimbra: 56 casas prontas nos bairros do Ingote e da Rosa

O processo de reabilitação dos bairros do Ingote e da Rosa, em Coimbra já concluiu 56 casas, de um total de 105 previstas. Este projecto de reabilitação, inserido no programa “1.º Direito”, representa um investimento de 3.215.459,56 euros. As obras, que estão em andamento, visam melhorar a qualidade de vida dos moradores destes bairros.

O programa “1.º Direito” estabeleceu um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP, em Junho de 2021, para recuperar 86 habitações no Bairro da Rosa e 33 no Bairro do Ingote. Com a conclusão iminente das obras em 14 habitações, o financiamento foi direccionado para as restantes 105 unidades habitacionais.

As intervenções incluem a demolição de estruturas existentes, substituição de pavimentos, pintura, renovação de instalações sanitárias, substituição de carpintarias, redes eléctricas, de água, gás e telecomunicações, entre outras.

O projecto foi dividido em lotes, com empresas contratadas para executar as obras em cada um. No Bairro do Ingote, 30 habitações já foram recuperadas, enquanto no Bairro da Rosa, das 75 planeadas, 26 já foram entregues aos moradores.